Destino português situado em meio ao Oceano Atlântico, o Arquipélago da Madeira é um paraíso para quem busca relaxar. Bem como curtir atividades de lazer ao ar livre.
Considerado o melhor destino insular do mundo, a Madeira tem localização privilegiada. Além disso, proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro.
O destino tem impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos. Todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.
O Arquipélago da Madeira é formado por um conjunto de ilhas, sendo Madeira e Porto Santo as principais e únicas habitadas. Assim, há excelentes opções em balneários, monumentos históricos e ótimos hotéis e restaurantes. Aliás, a gastronomia e os premiados vinhos madeirenses são atrações à parte.
Confira a seguir algumas das muitas possibilidades de passeios para se fazer na ilha.
Atividades náuticas
Águas límpidas com temperaturas amenas e biodiversidade surpreendente. Condições excelentes para a prática de diversas atividades náuticas. Entre elas, por exemplo, mergulho e snorkeling em Porto Santo, Caniçal, Santa Cruz e Garajau. Oportunidade para descobrir a riqueza do mundo subaquático da região.
Além disso, entre as atividades mais buscadas estão os passeios de barco para observação de cetáceos. A localização privilegiada da ilha, faz com que esta atividade seja realizada ao longo de todo o ano. Entre as espécies mais frequentemente observadas estão, por exemplo, os golfinhos, cachalotes, baleias e tartarugas. Bem como visitas a pequena colônia de focas-monge nas Ilhas Desertas.
Mar tranquilo, ondulação reduzida e ventos constantes são ideais para a prática esportes náuticos como canoagem, windsurf e stand up paddle. Além disso, Funchal, Achadas da Cruz, Caniço, Santa Cruz, Machico, Caniçal, Paul do Mar e Porto Santo são alguns dos locais mais procurados para a prática de windsurf. Porém, devido a sua topografia acidentada, determinante para a constante formação das ondas, a Madeira possui spots perfeitos para surfar.
Explorando a natureza
A caminhada nórdica na Madeira permite aos praticantes conhecer as trilhas montanhosas. Assim, ir a locais de inigualável interesse no coração da ilha. Este tipo de caminhada é realizado com o auxílio de dois bastões orientados com as pontas para trás, e não verticais, à frente do corpo.
Desse modo, do zero aos 1.862 metros de altitude, da costa aos picos mais altos, os caminhantes podem usufruir de inúmeras veredas e levadas diferentes. Entretanto, apesar de ser uma atividade que desafia a resistência dos praticantes, pode ser adaptada a qualquer pessoa. Independentemente da idade ou condição física.
Outra opção incrível para desbravar a natureza da Ilha da Madeira é fazendo um tour de jipe com guias experientes. Tanto na Madeira quanto em Porto Santo. Assim, nesta aventura, o visitante terá uma experiência completa de imersão na riqueza natural madeirense. Oportunidade para aprofundar conhecimentos sobre a fauna e a flora da região. Bem como sua história, localidades e habitantes.
Por fim, para quem gosta de adrenalina, as falésias escarpadas, com o oceano como pano de fundo, são o cenário perfeito para uma escalada. Oportunidade ímpar para viver fortes emoções e conhecer as belezas da região de um ângulo diferente.
Madeira vista do céu
Devido ao seu perfil acidentado, o Arquipélago da Madeira oferece condições ideais para a prática de parapente e asa delta. O arquipélago possui excelentes locais para realizar a decolagem. Entre eles, os mais procurados são Pico da Cruz, Mirante da Madalena do Mar, Porto da Cruz e Prazeres.
Saltar e pairar sobre as montanhas e costa da ilha é sempre muito surpreendente. Tanto para quem quer testar os seus limites quanto para os amantes de atividades radicais. Na Madeira existem diversas empresas especializadas em saltos. Assim, a segurança e a adrenalina estão garantidas durante a atividade.
Foto do destaque: Turismo da Madeira/Tiago Sousa via AFT Comunicação
Veja também: Arquipélago da Madeira tem piscinas naturais fascinantes