Vários arquitetos famosos deixaram sua marca na República Tcheca. Seus nomes assinam projetos de hotéis, vilas e mansões. Nesse post focamos em quatro deles: Dušan Jurkovič, Leopold Bauer, Jan Kotěra e Josef Lauerman. A seguir, alguns lugares icônicos que atraem muitos visitantes graças aos conhecidos nomes de seus autores.
Luhačovice e a Casa de Jurkovič
No início do século 20, o arquiteto Dušan Jurkovič imprime em suas construções a influência do estilo modernista e arte popular da Morávia-Valáquia (Valašsko) e da região eslovaca de Kysuce, marcando o caráter do spa lázně Luhačovice.
A mais bela obra que está em Luhačovice é o edifício chamado dům Jurkovičův construído em 1902. O hotel está localizado no coração do balneário, junto à colunata. Na época, não era uma nova obra. Começou como a reforma da chamada da casa de Jurkovič, do século 18. Jurkovič juntou dois edifícios antigos que formam um único conjunto, ao qual ele adicionou um andar e construiu o sótão. O típico da Casa de Jurkovič são as cores e o estilo luxuoso para a época – uma piscina, sauna e restaurante.
Há outros hotéis spa com assinatura de Jurkovic que atraem visitantes. Entre eles, o pequeno hotel Vilka Chaloupka, o confortável Jestrabi Lázeňský com spa e as duas Villas: Valaská e Vlastimila Vilas. Ele também é o autor do gazebo Hudebni Altán, do centro de hidroterapia e do balneário Slunecni Lazne.
Jeseník e o sanatório de Priessnitz
O Priessnitzovo Sanatorium no balneário Lázně Jeseník, é obra do arquiteto Leopold Bauer. O edifício, que salta à vista desde longe, se ergue na parte superior do monte onde está o balneário com os arcos de suas varandas, que lembram arcadas palacianas. Uma fila de colunas e uma imponente escadaria em caracol decoram a entrada. Os interiores estão profusamente estucados e há diversos quadros e fotografias de época.
A excelente fama do balneário local se deve ao ar das montanhas Jeseníky, às amplas varandas que convidam a respirar o ar puro e também a pequena torre que serve de mirante. O sanatório é a maior realização arquitetônica de Bauer, ainda que, em termos de fama, outros projetos o superam: a Vila de Reissig, em Brno, e o centro comercial Breda & Weinstein na cidade de Opava.
Ratboř e o Hotel Chateau Kotěra
Entre 1911 e 1913, o arquiteto Jan Kotěra construiu perto da cidade de Kolín, o “último palácio da Boêmia”. Na verdade, era a vila da família Mandelík e, naquela época, constituía uma luxuosa casa moderna, lembrando as antigas residências aristocráticas.
Recentemente, a vila tornou-se o neoclássico Hotel Chateau Kotěra. Apenas uma fração do mobiliário original foi preservada, mas a atmosfera dos tempos antigos está presente na coleção de móveis, polida até o último detalhe, projetada pelos arquitetos Jan Kotěra, Josef Gočár e outros artistas do início do século 20.
A região de Kokořínsko e o hotel Rezidence Liběchov
A residência de Liběchov, que parece um pequeno palácio, é agora um hotel art déco. Está situado perto do castelo Kokořín, a cerca de 10 quilômetros da cidade de Mělník. No ano de 1920, o fabricante praguense Moučka encomendou um projeto ao arquiteto Josef Lauerman para a construção de uma vila para sua esposa, como residência de verão.
Hoje em dia é um hotel de luxo com wellness e, obviamente, o estilo art déco prevalece tanto no exterior como no interior. Dispõe de acomodações em 12 quartos originais, cada um de cor diferente, mas todos têm um terraço com uma bela vista das montanhas da Boêmia Central (České Středohoří) e alguns têm acesso direto ao jardim.
Informações: midestioneschequia.com | czechtourism.com