O Arraiá da Ceasinha deu início às festividades no Mercado do Rio Vermelho, em Salvador, um local turístico na Baía de Todos-os-Santos. A abertura do evento ocorreu na tarde do dia 6 de junho, com muita música de forró, quadrilha junina e deliciosas comidas típicas.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre as secretarias de Turismo (Setur-BA) e de Desenvolvimento Econômico (SDE), com apoio do Governo do Estado. E faz parte das atividades do São João da Bahia. A programação gratuita será realizada até o dia 2 de julho, todas as sextas-feiras, sábados e domingos, das 15h às 18h.
O principal objetivo do Arraiá da Ceasinha é atrair visitantes e promover o turismo gastronômico no tradicional centro de compras da capital baiana.
A Ceasinha possui um potencial incrível como ponto turístico, e essa iniciativa visa impulsionar sua gastronomia diversificada. Além disso, promove a arte e as lojas que oferecem produtos de origem baiana. Desse modo, atraem tanto os baianos quanto os turistas que visitam a região, e espera-se que o mercado fique lotado durante todo o mês de festividades juninas.
Otimismo com o evento
De acordo com Maurício Bacelar, secretário de Turismo da Bahia, o evento dará importante impulso para a Ceasinha. “A Ceasinha tem potencial como point turístico. E precisava desse impulso para promover sua gastronomia diversificada, arte e lojas com produtos de origem baiana. Essas características atraem baianos e turistas, que deverão lotar o mercado neste mês”, disse.
Do mesmo modo, Lázaro José Silva, diretor de Mercado da SDE, também compartilhou seu entusiasmo com a iniciativa. “Isso fortalece a movimentação no equipamento. Além de dar visibilidade à cultura do nosso estado. As pessoas poderão curtir o forró, enquanto os lojistas terão a oportunidade de fazer bons negócios”, comentou.
Dionísio Rios, vice-presidente da Associação dos Permissionários do Mercado do Rio Vermelho, está otimista quanto ao aumento nas vendas. “Já tivemos alguns projetos por aqui, mas com esse porte, nunca. Acho que teremos um aumento de 50% nas vendas”.
Por fim, Roque Silva, gerente de um dos restaurantes do espaço, compartilha do otimismo e espera que esse projeto turístico traga grandes benefícios, como um aumento no faturamento. “Pela primeira vez, vejo uma grande iniciativa dentro do mercado. Estou esperançoso que esse projeto turístico venha nos proporcionar grandes frutos”, afirmou.
Certificados de capacitação
Durante o evento junino, foram entregues certificados de capacitação para 120 lojistas e funcionários do mercado. Os cursos foram oferecidos pela Setur-BA com o objetivo de qualificar o atendimento aos clientes e melhorar a experiência de quem visita o local.
O Arraiá da Ceasinha promete ser um evento memorável, unindo música, dança, gastronomia e cultura baiana. Assim, com a parceria entre as secretarias e o apoio do Governo do Estado, a expectativa é impulsione o turismo gastronômico em Salvador. Desse modo atraindo ainda mais visitantes e destacando a Ceasinha como um importante destino turístico na região.
Por fim, os ingressos para a Área VIP e Camarote do Arraiá da Ceasinha podem ser adquiridos na Bilheteria Digital.
Foto: Daniel Meira/Setur-BA
Veja também: Air Europa volta a voar de Salvador a Madri