O paraíso natural formado por Puerto Vallarta e Riviera Nayarit, no México, não se limita apenas à beleza de suas praias, ao conforto dos hotéis e resorts e aos ricos sabores da gastronomia local. Conhecer essas duas cidades litorâneas do Pacífico Mexicano é também mergulhar na cultura, artes e tradições dos povos indígenas, que mantêm viva a herança ancestral do país.
Aprofundar-se nessa região é como voltar ao passado antes da colonização espanhola e encantar-se com a rica cultura dos povos que habitam lugares como Huicholes, Cotas, Tepehuanos e Mexicaneros. São artesãos delicados e caprichosos que criam peças de vestuário, bijuterias, esculturas e vasos de barro enfeitados com miçangas coloridas. Suas obras são vendidas nas ruas, nos hotéis e em galerias de arte.
Em Sayulita, muito procurada pelos amantes do surfe, as ruas são verdadeiros mostruários do artesanato dos indígenas mexicanos, que também podem ser vistos nas galerias de arte.
Os Huicholes, que vivem em sua maioria nas montanhas de Sierra Madre e nas regiões de Jalisco, Nayarit, Durango e Zacatecas, escaparam da conquista dos espanhóis. São um dos últimos povos da América do Norte que ainda preservam rituais e crenças dos tempos pré-colombianos. Eles referem-se a si próprios como Wixáritari, “o povo”, na língua nativa Huichol. Consideram-se também “espelhos dos deuses”. São pessoas místicas, cuja cultura e arte proporcionam um encontro cultural e educacional fascinante.
Os Huicholes e os Coras desenvolvem suas criações com representações dos deuses do sol e da chuva e se distinguem da população local com suas roupas coloridas, os bordados e chapéus. Usam colares e pulseiras que se destacam pelo uso de cristais que refletem suas crenças. Os Coras são conhecidos por sua habilidade na fabricação de peças de cerâmica e vivem no município de Nayar, a oeste de Nayarit.
As pulseiras de miçangas confeccionadas pelos Huicholes, com o formato de flores, estão entre as mais requisitadas pelos turistas. Outra especialidade são os tecidos, bolsas e roupas com bordados de flores e desenhos típicos. Para alegria das crianças e dos colecionadores, são também produzidas bonecas vestidas com os trajes típicos das mulheres.
Informações: vallartanayarit.com
Fotos: divulgação