A partir desta semana, o Complexo de Visitantes Kennedy Space Center Visitor, na Flórida (EUA), oferecerá programas e eventos especiais projetados para celebrar as missões Artemis da NASA, que levarão novamente pessoas à Lua. Estão programadas gincanas de caça ao tesouro a animadas festas, bem como discussões com especialistas da área, além de astronautas. São atrativos para que toda a família possa descobrir enquanto aprende sobre o futuro da exploração espacial durante o evento “Artemis: Next Giant Leap”.
Como parte da Caça ao Tesouro Artemis, os visitantes podem pegar um Manual da Missão no balcão de informações ou na Loja Espacial e responder a perguntas sobre o próximo “gigante salto” da NASA durante visitas ao Complexo de Visitantes. Em cada ponto de informação haverá um pequeno vídeo que corresponde às perguntas do manual, e os convidados recebem um adesivo assim que selecionarem as respostas corretas. Quando todas forem respondidas, os exploradores podem retornar ao guichê de Informações para coletar uma recompensa de sucesso na missão.
Também é possível aprender mais com uma série de curtas-metragens que exploram os elementos-chave das próximas missões Artemis. Apresentado diariamente no Pavilhão Atlantis, o Festival de Curtas-metragens Artemis apresenta de tudo, desde suporte terrestre até serviços de lançamento. Os visitantes aprendem como o conceito começou e o que o futuro reserva para as viagens espaciais.
Conversa com o astronauta
Na próxima quinta-feira, dia 22 de julho, às 11h e às 14h, o veterano astronauta Norm Thagard discutirá “Artemis: From Shuttle to SLS” em Journey To Mars: Explorers Wanted. Norm registrou 140 dias no espaço e foi o primeiro norte-americano a ocupar a estação espacial russa Mir. Atualmente ele é reitor associado da Faculdade de Engenharia da Florida A&M, formando os engenheiros de amanhã.
O astronauta veterano da NASA Mike Mullane também discutirá “Artemis: From Shuttle to SLS” no sábado, 24, às 15h. Mullane começou sua carreira na Força Aérea dos Estados Unidos, foi selecionado como especialista em missões na primeira classe de astronautas do ônibus espacial e voou em três missões, incluindo duas no ônibus espacial Atlantis. Os visitantes do Kennedy Space Center aprenderão mais sobre como Artemis se baseia nas lições aprendidas com os legados da NASA, incluindo o ônibus espacial.
Primeira mulher negra irá à Lua
Sob o comando de Artemis, a NASA levará a primeira mulher – e negra – à Lua. Os visitantes terão a chance de aprender mais sobre os planos da agência e a influência que os programas espaciais anteriores têm para a astronauta veterana Nicole Stott durante “Mulheres no Espaço” em 26 de julho às 15h em Journey to Mars: explorers Wanted. Nicole voou em dois voos espaciais e passou 104 dias morando e trabalhando no espaço. Os convidados ouvirão sobre como sua carreira começou como engenheira de design estrutural antes de se tornar uma astronauta de ônibus espacial e como a ciência que ela ajudou a desenvolver está contribuindo para a Artemis a se tornar realidade.
Nos dias 27 e 28 de julho às 13h, especialistas no assunto farão um bate-papo virtual ao vivo no teatro Universe para discutir como a NASA planeja retornar à Lua usando tecnologias inovadoras. Durante o evento “Hear from the Experts”, engenheiros, gerentes e comunicadores da Artemis vão apresentar atualizações das missões, bem como participarão de uma sessão de perguntas e respostas.
A celebração será encerrada com a Artemis: Next Giant Leap Block Party na NASA Central de 30 de julho a 1º de agosto. Os convidados dançarão ao som de um DJ a partir das 13h. Um artista de rua irá realizar demonstrações científicas e truques de mágica. Todos os eventos Artemis: Next Giant Leap estão inclusos na admissão diária do Kennedy Space Center Visitor Complex.