Ícone do site Travelpedia

Aruba celebra 70 anos de Carnaval na ilha

foto: Pixabay

Em fevereiro, a ilha paradisíaca de Aruba celebra com sete décadas de um Carnaval vibrante. Enraizado em uma rica mistura de influências, teve origem nos clubes sociais da década de 1920. Assim, tomou impulso pelas tradições carnavalescas dos imigrantes britânicos caribenhos nas décadas de 30 e 40.

Portanto, o Carnaval de Aruba destaca-se como a maior festa local e uma das celebrações mais cativantes em todo o Caribe. Carlos Barbosa, representante oficial do destino no Brasil, destaca a importância da festa. “O Carnaval estende-se por um mês, culminando nos Grandes Desfiles em Oranjestad e San Nicolas, marcando o 70º aniversário do evento”, disse.

Entre os destaques da programação, estão o Fakkel Optocht, o Grande Desfile de Iluminação, o Desfile Infantil em Noord, a Festa do Pijama – J’ouvert Morning, e a Eleição da Rainha do Carnaval.

Sunset Parade

Foto: ATA/divulgação

Uma tradição recente, o Sunset Parade oferece um espetáculo memorável em Noord, com o pôr-do-sol como pano de fundo. A festa culmina com a entrega simbólica da ilha ao Príncipe eleito e o Pancho da temporada de Carnaval. São acompanhados por proclamações irônicas sobre a vida na ilha e a queima simbólica do Rei Momo, marcando o fim da festividade.

A música desempenha um papel fundamental no Carnaval de Aruba, com o Calypso. O originário de Trinidad, é conhecido por seus comentários humorísticos sobre a vida e o amor. A Tumba, uma música exclusiva na ilha, combina ritmos africanos e das Antilhas Holandesas, sendo aclamada por seu ritmo hipnótico. Bandas musicais executam o Aruban Asambeho, uma fusão de salsa e calipso.

Experiência segura e relaxante

Foto: ATA/divulgação

O Carnaval de Aruba teve seu início em 1954 como pequenas festas de rua. Depois, evoluiu para o primeiro Carnaval público em 1955. Desde então, tornou-se uma tradição anual, com destaque para o Grande Desfile a partir de 1957. O Stitching Arubian Carnival, fundado em 1966, oficializa o início do Carnaval em 11 de novembro de cada ano.

Conhecida como a “Ilha mais Feliz do Caribe“, Aruba recebe os visitantes com praias deslumbrantes e culinária diversificada. Além disso, há o Parque Nacional de Arikok e acomodações reconhecidas internacionalmente.

Por fim, como líder em inovação e sustentabilidade, Aruba oferece uma experiência segura e relaxante. Conforme indicado pelos protocolos do “Código de Saúde e Felicidade”.

Localizada fora da rota de furacões, a ilha proporciona desde românticas escapadas à beira-mar até experiências de bem-estar memoráveis.

Foto do destaque: Pixabay

Veja também: Dani Calabresa dá dicas de Aruba no Dia Internacional da Felicidade

Sair da versão mobile