Ícone do site Travelpedia

As gigantes baleias-jubarte podem ser avistadas no litoral de São Paulo

Durante o inverno no Hemisfério Sul, as baleias-jubarte deixam a Antártica em busca de águas mais quentes e temperaturas amenas. E, após viajarem cerca de quatro mil quilômetros, os mamíferos gigantes chegam até Abrolhos, na Bahia. Mas muitas delas ficam mesmo no litoral norte do Estado de São Paulo. Então essa é uma dica para quem quiser avistar os belos animais dos mares, que podem chegar a 16 metros de comprimento e 40 toneladas de peso. São amáveis e normalmente viajam em pequenos grupos. Estima-se que no Atlântico Sul a população chegue a 20 mil.

Segundo a Prefeitura de São Sebastião (SP), entre o início de abril e a primeira quinzena de junho, mais de 90 baleias-jubarte foram avistadas na região, o triplo do ano passado. Até outubro, será possível avistar as jubarte em passeios de barco no litoral norte paulista.

Baleia-Jubarte no litoral norte paulista (Foto: Heitor Crespo/Projeto Baleia à Vista via Secr. de Turismo do Est. de São Paulo)

Com o aumento no número de baleias no litoral paulista, cresce também a curiosidade dos turistas. Para evitar acidentes, a Prefeitura de São Sebastião, de onde partem muitos barcos para o avistamento, criou uma campanha de conscientização e orientação. É proibido, por exemplo, nadar com as jubarte. A seguir, outras dicas para os que quiserem aproveitar os passeios de barco, com segurança e sem incomodar as visitantes:

Foto do destaque: Frank Santos /Projeto Baleia à Vista via Setur  São Paulo
Sair da versão mobile