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Assinaturas criam novos modelos de negócio na América Latina e Caribe

Ricardo Tafur (Foto: divulgação)

Por Ricardo Tafur – A ascensão da economia da assinatura na América Latina e no Caribe (LAC) foi um grande caso de sucesso na era da Covid-19. De fato, as assinaturas movimentarão mais de US$ 16,9 bilhões na região em 2025, com previsão de chegar a 219,3 milhões de assinantes nos próximos 5 anos. E, à medida que os modelos de negócio vão se transformando para acomodar essa tendência, vamos melhorando os benefícios dos nossos cartões na LAC.

Mas, o que queremos dizer com “economia da assinatura”? Não estamos nos referindo apenas à assinatura de jornais. É muito mais do que isso.

A economia da assinatura é uma mudança no comportamento do consumidor no sentido de adotar o acesso digital sob demanda (on-demand) de produtos, serviços e conteúdos, como streaming de vídeo e música, além de serviços de supermercado, saúde e entrega, assinaturas de revistas, jornais e muito mais. Normalmente, essas assinaturas “cativam” o consumidor, que uma vez inscrito, tende a mantê-las. Segundo um novo estudo da Visa, desde o início da pandemia, o consumidor latino-americano aumentou suas assinaturas em 50%. Isso significa que, quem tinha duas assinaturas, agora tem três².

Assim, podemos afirmar que o consumidor já está altamente envolvido na economia da assinatura – seja porque se comprometeram financeiramente, seja por uma questão de estilo de vida. Por exemplo, cerca de 40% dos consumidores da América Latina e do Caribe disseram passar de 3 a 4 horas por dia assistindo a serviços de streaming em diferentes dispositivos.

Como a região continua migrando para um novo modelo de serviços de assinatura, estamos aprimorando nossa proposta de valor para o segmento de alta renda com uma nova geração de benefícios ligados à economia da assinatura. Isso nos permitirá responder melhor às atuais necessidades e aspirações desses consumidores e impulsionar nossa plataforma de benefícios por meio de uma oferta digital incomparável e uma experiência memorável.

Dentro dessa nova proposta, os portadores de cartões Visa Infinite, Signature, Platinum, Gold e Classic elegíveis podem receber meses grátis de assinaturas dos principais serviços de entretenimento, notícias e entrega, como Bloomberg Línea, Amazon Prime, Disney+, Star+, SkyBox e Rappi Prime.

Os consumidores da América Latina e do Caribe buscam experiências diferenciadas e isso está redefinindo os modelos de negócio à medida que os clientes buscam novas maneiras de interagir em cada ponto de contato, como descoberta, pagamento, entrega e o próprio consumo. Segurança também é fundamental e continua sendo prioridade em nossa região, visto que os consumidores exigem tecnologias cada vez mais avançadas, fáceis de usar e que garantam transações seguras.

A Visa está abraçando essa tendência e trabalhando para que os métodos de pagamento de assinatura ofereçam uma experiência diferenciada e sem fricção a consumidores e estabelecimentos comerciais. Estamos adotando tecnologias que possibilitam transações seguras e confiáveis, otimizando as autorizações e minimizando os índices de fraude. Credenciadores e emissores podem se valer de inovações poderosas — como pontuação de risco em tempo real, mecanismo de regras, autenticações digitais e biométricas, alertas de transação, ferramentas de gestão do ciclo de vida do cartão e muitas mais.

Estamos falando de inovações de ponta, algo que entendemos e aprovamos. Reconhecemos que as empresas precisarão ser ágeis e adaptar seus modelos de negócio às demandas da economia da assinatura. Foi por isso que a Visa alinhou os benefícios oferecidos aos portadores de cartões e as soluções necessárias para que os estabelecimentos se adaptem a essas novas tendências.

*Ricardo Tafur é chefe de Produtos de Consumo para a Visa América Latina e Caribe
Foto do destaque: Pixabay
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