Tradicional programa de intercâmbio principalmente para mulheres, o Au Pair é um “combo” para quem deseja ter uma experiência completa no exterior. Une estudo, trabalho, lazer e imersão cultural. Se o país escolhido for os Estados Unidos, destino mais popular do programa, durante o período, a estudante fica hospedada em uma casa de família e, em troca, ajudará a cuidar de crianças.
Nesse tempo poderá exercer várias atividades e ainda recebe uma ajuda de custo. Para esclarecer algumas dúvidas sobre o programa e deixá-la preparada para enfrentar esse desafio, a diretora da Trust Intercâmbio e Turismo, Mariana Cardoso, dá dicas infalíveis para quem for se aventurar no mundo do Au Pair. Confira!
1. Quais os pré-requisitos para se aderir ao programa?
É preciso ter entre 18 e 26 anos, nível intermediário de inglês, ensino médio completo, gostar e ter experiência com crianças, não ser casada ou ter filhos, não ter antecedentes criminais, poder dirigir, não ser fumante, estar preparada para jornadas de até 45 horas por semana de trabalho e nunca ter o visto J1 negado.
2. Por que é necessário um Visto J1?
O visto J-1, concedido pelo consulado norte-americano, é emitido para qualquer pessoa que queira fazer estudos ou treinamentos em programas aprovados pelo governo dos Estados Unidos, mesmo em instituições privadas. É uma autorização de permanência no país específica para este tipo de caso. Portanto, antes de embarcar, certifique-se de que esteja com toda documentação necessária para solicitar o seu visto com essa função!
3. Como as famílias fazem a seleção das candidatas?
Para se “morar” em uma casa de família, claro, são feitas muitas exigências. Tanto para conforto de quem vai receber quanto para quem vai ser hospedado. Com todas as informações do item 1 em mãos, os perfis serão analisados para acontecer um match certeiro! Aí, é só embarcar…
4. Embarquei! E agora?
Acomodada, o seu programa de Au Pair começa. E, lembre-se: tudo é ligado à rotina das crianças da casa. Além do benefício de aprimorar o inglês, ainda é possível acompanhar a família em eventos e viagens. O trabalho tem remuneração: cerca de US$ 200 por semana, além de uma ajuda de custo para cursos extracurriculares. É necessário que você se adapte aos costumes e necessidades dos anfitriões.
5. Viva intensamente a cultura local para aprender o inglês
Diferente de um intercâmbio escolar, o programa de Au Pair permite que você viva a rotina dos moradores locais, conhecendo os costumes por meio de experiência. Você é inserido na cultura e rotina de uma família e os acompanha em diferentes atividades, desde passeios até mesmo viagens. Com isso, o seu inglês não será engessado, afinal você terá contato com situações corriqueiras.
6. Quais atividades fazem parte?
Basicamente, o programa de Au Pair é para você atuar como babá das crianças. Portanto atividades como prepará-los para escola, cuidar da alimentação, entretenimento e manter em ordem tudo relacionado a elas (lavar roupas, dar banho etc.) serão sua rotina.
7. Quanto tempo posso ficar por lá?
Geralmente a duração do programa é de até um ano, porém isso pode ser estendido para até dois. Vários fatores podem influenciar nisso: amizade com as crianças e com a família, necessidade de aprimoramento, finalização de cursos longos. Mesmo com o fim da viagem, a ligação pode ser mantida e, quem sabe, você não ganha um lugar para ficar quando for “turistar”?