As passagens aéreas ficaram mais caras mesmo depois que as companhias passaram a cobrar para despachar a bagagem, em junho deste ano. Em vez de queda dos preços, o que se viu foi aumento no valor dos bilhetes. É o que diz o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De julho a setembro, as passagens teriam ficado, em média, 9,37% mais caras – um número bem acima da inflação. Os dados contrariam a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que divulgou levantamento próprio, feito em 21 rotas, apontando redução de até 30% no valor pago pelos consumidores. Nesse contexto, os comparadores de preços ganham cada vez mais destaque como aliados na procura pelo menor valor.
Pesquisas mostram que o Brasil é hoje o oitavo país do mundo no acesso a comparadores de preços. De forma global, a utilização deste tipo de mecanismo cresceu três vezes entre 2014 e 2017*. De acordo com o estudo Embracing Airline Digital Transformation**, ao escolher um voo, o mais importante para o consumidor é mesmo o preço (37%), seguido pela conveniência (31%), escolha do destino (21%), serviço e suporte ao cliente (6%) e, por fim, comidas e bebidas gratuitas a bordo (5%). Nesta busca, os comparadores são os primeiros endereços acessados pelos usuários (27%), logo depois vem a consulta presencial ou por telefone ao agente de viagem (25%), os sites das companhias aéreas (24%), OTAs (6%), sites de avaliações (5%) e outros (13%).
No Brasil, o Voopter é o aplicativo de viagem líder na comparação de preço de passagens aéreas e conteúdo, com mais de 2 milhões de usuários por mês. Ele tem sido utilizado como importante instrumento para ajudar os viajantes a economizar. O buscador pesquisa entre as companhias e agências de viagem online no Brasil para encontrar o melhor preço dentre as datas em que o viajante pretende voar. O app não vende os bilhetes, mas leva o usuário à página do vendedor escolhido.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirma que ainda é cedo pra fazer uma avaliação dos preços. Informou que calcula o preço médio com base em todas as passagens vendidas. E que vai divulgar o relatório das tarifas no começo de 2018.