Ícone do site Travelpedia

Aveiro: o discreto charme da Veneza Portuguesa

Aveiro a "Veneza Portuguesa" (Foto: Roberto Maia)

Acabo de realizar um rápido giro por Portugal e tenho muitas coisas legais e lugares interessantes para dividir com vocês. Mas vou começar pela pequena e charmosa Aveiro, situada no Baixo Vouga, próximo a Fátima. A cidade é conhecida como a “Veneza Portuguesa” por causa dos seus canais naturais, onde é possível passear nos moliceiros – barcos parecidos com as gôndolas de Veneza -, que antigamente eram usados para a pesca. Atualmente, o uso está limitado ao turismo.

Aveiro possui arquitetura do século 19 com edifícios em tom pastel em estilo Art Noveau, o que combina com a atmosfera de tranquilidade reinante no lugar. Lagoas naturais e lindos parques e jardins completam o cenário. Além disso, uma boa alternativa para explorar o destino é utilizar as bicicletas – chamadas bugas – oferecidas gratuitamente pela municipalidade. Opção interessante para passear pelas pitorescas ruelas e até conhecer algumas das atrações um pouco mais afastadas da zona central.

Em Aveiro é possível passear nos moliceiros através dos canais que cortam a cidade. (Foto: Carlos Dezen)

Principais atrativos turísticos da cidade e região

Mercado do Peixe
As carnes são uma boa opção do Porta 36 (Foto: divulgação)

Point mais famoso de Aveiro, o tradicional mercado abriga alguns dos melhores restaurantes de marisco do destino. No seu entorno também estão outros restaurantes, além de cafés, bares e lojas.

Com isso, não deixe de provar os deliciosos ovos moles, especialidade da região. Se quiser se deliciar com uma boa e típica comida portuguesa a dica é o Porta 36, no Largo da Praça do Peixe, nº 36.

Lá você será carinhosamente recepcionado pelo Fernando, que dará todas as explicações dos pratos oferecidos pela casa. “Grelhamos o peixe fresco que nos chega pelas mãos do senhor João Pescador, brincamos com as gambas entre o caril, as espetadas ou o linguini e preparamos a carne entre suculentos bifes e espetadas de picanha. E o bacalhau, esse é o rei na chapa venha ele como vier”, afirma.

Igreja da Misericórdia

Construída no final do século 16, a igreja exibe uma fachada tradicional com azulejos azuis e brancos, além de elementos renascentistas nos seus pórticos. No interior o que chama a atenção é o maravilhoso conjunto de azulejos coloridos.

Convento de Jesus

Fundado no século 15, este antigo e histórico convento dominicano está fortemente associado à imagem da princesa mais influente de Aveiro. Conhecida como Santa Joana de Portugal e famosa por sua devoção à religião, ela entrou no convento em 1472 e onde viveu até sua morte. Os visitantes podem visitar o seu túmulo de mármore trabalhado, bem como os pórticos e claustros de inspiração manuelina e as capelas maneiristas.

Túmulo da princesa Santa Joana de Portugal no convento de Jesus (Foto: Visit Portugal)
Museu de Aveiro

Situado no interior do Convento de Jesus, é considerado um dos mais importantes museus de arte sacra de Portugal. Em seu acervo estão uma valiosa coleção de pinturas portuguesas dos séculos 17 e 18, azulejos meticulosamente trabalhados, peças em ouro, além de roupas, joias e relíquias da época.

Parque Infante D. Pedro

Se quiser relaxar e descansar um pouco junto à natureza passe algumas horas tranquilas nesse belo parque de Aveiro. Caminhe pelos vastos e bem cuidados jardins ou faça um relaxante passeio de barco em uma das suas lagoas. Por fim, o Museu de Caça e Pesca está situado no seu interior.

Museu da Vista Alegre
Museu da Vista Alegre (Foto: Visit Centro de Portugal)

Quem não conhece ou já ouviu falar das famosas porcelanas Vista Alegre, exemplo da tradição portuguesa em cerâmicas. Portanto, saiba que ela é original de Aveiro. Além disso, o museu está no interior da antiga fábrica, onde ainda são produzidas peças que são verdadeiras obras de arte.

Assim, entre as muitas relíquias em exibição estão algumas das primeiras peças da marca, desenhos antigos e ferramentas usadas para criar belas peças de porcelana. É uma das atrações mais visitadas da cidade.

Reserva Natural das Dunas de São Jacinto

Um dos locais naturais mais conhecidos de Portugal. Está localizada na ponta da península de São Jacinto, entre o mar e o estuário. Inaugurada no final da década de 1970, possui pântanos, lagoas selvagens e dunas de areia. É considerada um santuário de aves. Assim, para conhece-la você pode utilizar as suas diversas trilhas ou fazer um agradável passeio nos típicos moliceiros.

Museu Marítimo de Ílhavo

Lugar certo para conhecer a cultura marítima de Aveiro, incluindo exemplares dos primeiros moliceiros. Lá estão também diversas ferramentas de navegação, fotos e a maior coleção de conchas raras do país.

Dica de hospedagem:
Hotel Moliceiro (Foto: divulgação)

Aveiro tem muitos hotéis, mas eu sugiro o Hotel Moliceiro (hotelmoliceiro.pt), que, além de confortável está muito bem localizado – R. Dr. Barbosa de Magalhães 15/17. Ele está em frente ao canal principal. Aproveite para fazer um passeio de 45 minutos em um dos moliceiros por 8 euros por pessoa.

Por fim, outra dica. Utilizei os serviços da Aveiro Tour, onde a guia foi a simpática e receptiva Patrícia. Há vários tours disponíveis, como a visita a uma salina ou participar de uma Oficina Doce, oportunidade para conhecer os divinos ovos moles.

Informações: visitportugal.com
Foto do destaque: © Roberto Maia
Sair da versão mobile