Ícone do site Travelpedia

Avião Solidário da Latam transporta um milhão de absorventes

Always e Latam Airlines se unem para doar mais de um milhão de absorventes em 5 estados brasileiros. Pelo fim da pobreza menstrual, a campanha #MeninaAjudaMenina conta com a ajuda do programa Avião Solidário para transportar gratuitamente os absorventes para as regiões Norte e Nordeste. Para celebrar parceria, a companhia escalou uma tripulação 100% feminina para o voo entre São Paulo e Salvador.

Após mobilizar uma grande campanha nacional sobre Pobreza Menstrual em 2021 e doar mais de 3 milhões de absorventes, a Always, marca da P&G de cuidado íntimo feminino, deu mais um grande passo na luta contra a pobreza menstrual no Brasil, desta vez em parceria com o programa Avião Solidário, da Latam.

Trata-se de uma nova doação de mais de um milhão de absorventes que beneficiarão aproximadamente 40 mil pessoas em cinco estados brasileiros: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará e Pernambuco. Para operacionalizar o transporte, a Zenatur entra como parceira logística na entrega terrestre até o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos. De lá, os produtos foram transportados gratuitamente em voos da Latam. Ao chegarem aos seus destinos, os absorventes são distribuídos para as comunidades beneficiadas com o apoio da Cruz Vermelha Brasileira (CVB) e da Secretaria do Estado de Assistência Social do Amazonas.

A inciativa busca abrir ainda mais espaço para a discussão sobre a falta de acesso a produtos de higiene durante o período menstrual, além de contribuir junto à sociedade para dar a todas as pessoas que menstruam a oportunidade de ter um futuro melhor.

As 20 mil caixas estão sendo transportadas pela Latam Cargo até o fim de fevereiro, embarcadas gratuitamente em São Paulo pelo programa Avião Solidário. Os produtos são acomodados nos compartimentos de cargas dos voos comerciais de passageiros da Latam com destino a Fortaleza (200.736 absorventes), Recife (200.736 absorventes), Salvador (350.784 absorventes), Manaus (300.096 absorventes) e Maceió (47.808 absorventes).

Em julho de 2021, o programa Avião Solidário da Latam já havia participado de uma primeira parceria com a Always, quando transportou quase 500 mil absorventes para 12 estados brasileiros.

Impactos da pobreza menstrual no Brasil

Para dar visibilidade sobre os impactos da pobreza menstrual, Always realizou em 2020 uma pesquisa, em parceria com a Toluna, com 1124 mulheres entre 16 a 29 anos, de todas as classes e regiões do Brasil. Os resultados foram analisados pela pesquisadora e antropóloga Mirian Goldenberg e mostram que a falta de dignidade na menstruação é um reflexo da desigualdade de gênero e é agravado pelo tabu em torno da menstruação. Além disso, a pesquisa trouxe insights preocupantes:

No Brasil, uma em cada quatro mulheres já faltou a aula por não poder comprar absorventes. Quase metade destas (48%) tentaram esconder que o motivo foi a falta de absorventes e 45% acredita que não ir à aula por falta de absorventes impactou negativamente o seu rendimento escolar.

Mais de uma em cada quatro jovens (29%) revelou não ter tido dinheiro para comprar produtos higiênicos para o período menstrual em algum momento de suas vidas.

Com as limitações financeiras, mulheres recorrem a alternativas, como papel higiênico, roupas velhas ou toalha de papel.

Campanha #MeninaAjudaMenina

Ao longo de sua história, Always já realizou diversas ações contra a pobreza menstrual, destinando mais de 80 milhões de absorventes às meninas que mais precisam destes itens de higiene no mundo. A marca também lançou campanhas como #LikeaGirl ou #TipoMenina, que transformou o uso dessa expressão — que contribuía para despencar a confiança das meninas durante a puberdade –, e agora em todo o mundo fazer coisas como uma menina significa fazer coisas incríveis.

Agora, a marca reforça o seu comprometimento com a causa, de forma ainda mais consistente e contínua, levantando a discussão para diferentes meios, se juntando a organizações que realizam um trabalho sério de combate à pobreza menstrual e doando produtos para meninas e mulheres de baixa renda que não tem acesso a produtos de higiene durante o período menstrual.

Sair da versão mobile