A Azul Linhas Aéreas e a Latam Airlines Brasil deram início ao acordo de codeshare para 64 rotas domésticas no Brasil. O compartilhamento de voos, anunciado em 16 de junho, tem por objetivo ampliar a capilaridade da malha aérea das duas companhias em rotas complementares e não sobrepostas. E assim oferecendo aos clientes várias opções de conexões novas e mais convenientes no país.
Das 35 rotas que estão à venda a partir de hoje, dia 12/08, 23 serão cumpridas pela Azul. Enquanto 12 terão operação pelas aeronaves da Latam. Até o fim de agosto, as companhias também iniciarão as vendas de outras 29 rotas do acordo, sendo 12 operações da Azul e 17 da Latam.
Assim sendo, neste primeiro momento, o codeshare terá pousos e decolagens nos aeroportos de Brasília (BSB), Belo Horizonte (CNF), Recife (REC), e Campinas (VCP). Então, posteriormente, chegando aos aeroportos de Porto Alegre (POA), Curitiba (CWB) e São Paulo/Guarulhos (GRU).
Além do compartilhamento de voos, o acordo prevê acúmulo de pontos no programa de fidelidade TudoAzul e Latam Pass. Ou seja, possibilitando que 12 milhões de associados do TudoAzul e 37 milhões de membros do LATAM Pass possam acumular pontos no programa de sua escolha.
O codeshare possibilitará uma experiência de viagem mais tranquila entre os voos da Azul e LATAM. Com bilhetes compartilhados para check-in e despacho de bagagem. Além disso, a parceria trará mais conveniência a quem precisa viajar pelo Brasil. Com o acordo, um passageiro poderá viajar de Campinas a Rio Branco, no Acre, com uma conexão em Brasília. Movimento que não seria possível sem o codeshare.
Antes da crise do Covid-19, a Azul e a LATAM Airlines Brasil atendiam um total de 137 destinos no país, com 298 rotas e 1.632 partidas diárias. Em 2019, as duas companhias receberam reconhecimento por sua experiência de viagem. Bem como pela performance de pontualidade.