“Estou aqui hoje para dizer que a informação salvou a minha vida”, foi com essas palavras que Maria de Cássia Conceição, tripulante da Azul que superou o câncer de mama, se dirigiu aos passageiros que embarcaram em voos da companhia, no dia 2, no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A bordo das aeronaves, Cassia, que trabalha no call center da empresa, contou brevemente como venceu a doença que mais mata mulheres no país. Ela compartilhou voluntariamente sua história e alertou aos que estavam viajando quanto à importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama dentro das ações programadas pela Azul para o Outubro Rosa.
Nos dez voos em que fez o relato, Cassia convidou os passageiros a multiplicar as informações sobre a doença e lembrou da importância do autoexame. O apoio de amigos, familiares e conhecidos, aliás, tem sido importante para a tripulante, já que ela toma remédios para garantir a cura do câncer. Enquanto atravessa o tratamento, Cássia garante que encarar o problema de frente tem sido a melhor solução.
“Meu mundo caiu. Lembro que no dia que fiquei sabendo tudo foi muito difícil, mas passou. Depois que eu analisei a situação e conversei com Deus, eu entendi que era preciso passar por isso. Aceitando a situação, as coisas ficaram mais fáceis de encarar. Não adianta se questionar porque não vai resolver”, ressalta Cássia.
Durante todo o mês, os passageiros da companhia poderão ser surpreendidos a bordo com speeches de mulheres vitoriosas, que contarão brevemente como superaram o câncer. Entre elas, algumas são tripulantes da Azul, que voluntariamente quiseram compartilhar suas histórias. Outras são voluntárias da Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama), parceira da aérea desde a primeira edição da campanha. A ação será realizada em 15 aeroportos pelo país durante um dia. São eles: Campinas, Belo Horizonte, Recife, Curitiba, Rio de Janeiro (SDU), Porto Alegre, São Paulo (GRU), São Paulo (CGH), Cuiabá, Salvador, Goiânia, Belém, Vitória, Fortaleza e Florianópolis.
A bordo e nos aeroportos a Azul é Rosa
Além das já tradicionais aeronaves na cor-de-rosa (um Embraer 195 e um ATR 72-600), nas linhas de ônibus da Azul, que ligam Campinas a algumas cidades do interior de São Paulo e à capital, um ônibus nas cores da campanha também circulará. Em alguns voos da empresa, a Azul terá também uma tripulação exclusivamente feminina, formada por 42 comissárias e 50 pilotos, que representarão a causa trajando o uniforme na cor símbolo da campanha. O rosa estará presente também em todas as 1.407 agentes de aeroporto e em todas as 1.963 demais comissárias da Azul, que utilizarão um lenço rosa exclusivo da ScarfMe.
O serviço de bordo contará com as tradicionais balinhas de gelatina, que ganham nessa época, uma versão rosa com sabores especiais. Ainda, entra para a cesta de snacks, um integral de maçã e canela, uma edição limitada com a embalagem cor-de-rosa para adoçar os voos. O guardanapo será alusivo ao tema da campanha: “Quem se cuida, voa mais longe”. Por fim, informações sobre cuidados e detecção precoce do câncer estarão presentes na TV a bordo e na Azul Magazine.
Em Viracopos, principal base de operações da Azul, um painel gigante com milhares de unidades dos snacks especiais da campanha estará à disposição de todos gratuitamente. A ideia é dar aquela enganada na fome enquanto o voo não parte. Mas o mais importante é a conscientização sobre a importância de se cuidar. Ainda, os mais de 100 aeroportos da Azul ganharão uma decoração especial. Todos os balcões de check-in terão itens temáticos.
Nas redes sociais, a #AzuleRosa marcará uma ação envolverá todos os clientes da companhia interagindo com as aeronaves, tripulação ou vitoriosas da Azul.
Informações: voeazul.com.br/ri