Acabou o receio de não saber aonde exatamente está sua mala. Isso porque, clientes que voam com a Azul Linhas Aéreas passam a contar com um serviço inédito no Brasil. A companhia criou uma ferramenta que rastreia bagagem. Bem como monitora o caminho das malas desde o despacho no check-in até a entrega no destino final.
Em Cuiabá, onde os testes foram feitos, os índices de extravio de bagagem vem diminuindo a cada dia nos voos da empresa que partem ou chegam da capital do Mato Grosso. A tecnologia que rastreia a bagagem funciona com aparelhos semelhantes a smartphones que são utilizados pelos tripulantes da Azul para fazer a leitura do código de barras que acompanha a etiqueta da bagagem despachada.
Com o traking code, ou código de rastreamento em português, a mala é rastreada a cada manuseio. E o status da bagagem é enviado para um sistema de controle. Por meio do aplicativo da Azul, o passageiro recebe notificações sobre três diferentes etapas de movimentação de sua bagagem. O próprio check-in (não sendo mais necessário a entrega do “canhoto” da etiqueta para o cliente), o carregamento na aeronave e a restituição, na esteira de bagagens, no aeroporto de destino final.
“Essa tecnologia que rastreia a mala faz parte de uma das nossas frentes de atuação. Que visa integrar os serviços e otimizar nossa operação, trazendo mais eficiência para o dia a dia da companhia. Começamos a testar essa tecnologia nos voos entre Campinas e Cuiabá durante um período e hoje já é uma realidade em todas as bases da Azul. Fornecendo informações aos clientes e, ao mesmo tempo, controlando o fluxo de bagagens despachadas e restituídas e reduzindo os extravios de bagagem”, afirma o diretor de tecnologia da Azul, Kléber Linhares.
O executivo também destaca a logística para levar o novo sistema a todas as bases de operação da Azul. “Treinamos mais de mil tripulantes para lidar com essa ferramenta. E já enviamos mais de 300 aparelhos de rastreio para a implementação dessa tecnologia nos aeroportos nacionais e internacionais que a empresa opera. Esperamos concluir em pouco tempo o alinhamento com as áreas operacionais e terceirizados, fazendo com que essa leitura seja parte da rotina de nossas bases, melhorando nossa operação e contribuindo para a experiência do Cliente que voa Azul”, destaca.
Além de trazer informações úteis para o passageiro, a ferramenta alimenta um sistema interno que fortalece o controle da companhia em todas as bagagens em trânsito. A empresa, que já detém os melhores números do setor, tem a expectativa de rastrear 100% das bagagens e reduzir ainda mais o percentual de extravio, que passou de 2,14 em abril para 1,89 bagagens para cada mil Clientes transportados em junho.