Desde 24 de abril, o Rio Grande do Sul enfrenta uma das maiores catástrofes climáticas de sua história, com 341 municípios gaúchos afetados pelas enchentes. As comunidades atingidas encontram-se em uma situação crítica, sem acesso a recursos básicos como água potável, energia elétrica, telefonia e com as rodovias bloqueadas. Diante desse cenário desafiador, as companhias aéreas Azul e LATAM Airlines, além das operadoras Azul Viagens e CVC, estão mobilizando esforços para ajudar os desabrigados do estado.
Primeiramente, a Azul e a sua operadora de Turismo, a Azul Viagens, organizou uma operação especial de recebimento e transporte de doações para o Rio Grande do Sul. Com uma vasta rede de operações, a empresa estabeleceu postos de arrecadação de mantimentos nos 160 aeroportos em que opera, bem como nas 103 lojas da Azul Viagens distribuídas por todo o Brasil.
Segundo a Assistência Social da Prefeitura de Porto Alegre, os itens mais necessários para doação são alimentos não perecíveis, cestas básicas, itens de higiene pessoal, como pasta e escovas de dentes, roupas de cama e banho, e água mineral. Todos os materiais coletados serão transportados diretamente para o Rio Grande do Sul por meio das aeronaves da Azul.
Azul Conecta
A Azul possui uma frota diversificada, que abrange desde aeronaves Cessna Grand Caravan até modelos Airbus. Ou seja, garantindo a agilidade necessária para alcançar cidades menores e facilitar a logística de coleta e entrega das doações. No dia 5 de maio, a Azul Conecta realizou um voo abastecido com itens essenciais para os impactados, seguido por uma segunda operação no dia 6, que partiu de Jundiaí com destino ao aeródromo de Belém Novo. Foram transportados itens essenciais e antenas Starlink, doadas pelo governo de Minas Gerais, que auxiliarão no restabelecimento de conectividade nas regiões mais afetadas.
Além dos voos que partiram do aeroporto localizado no interior paulista, a Azul Conecta também opera dois voos humanitários entre Florianópolis e Belém Novo com itens essenciais, cada um transportando 1 tonelada. A companhia está estudando ainda novas operações adicionais para transportar as doações. Por via terrestre, a Azul deslocou uma carreta completamente abastecida, partindo de Navegantes com destino a Viamão, com 17 toneladas de donativos. Outro veículo partiu de Florianópolis para o mesmo destino.
Além das ações externas, a Azul promove uma campanha de doação interna entre seus mais de 16 mil tripulantes, que já arrecadou mais de 6 toneladas de itens essenciais.
LATAM e Movimento União BR
Por sua vez, a LATAM, em parceria com o Movimento União BR, também está engajada em transportar doações para a população do Rio Grande do Sul, vítima das enchentes. O programa Avião Solidário da companhia aérea mobilizou uma ação para levar as doações gratuitamente para Porto Alegre, assim que a operação do Aeroporto Salgado Filho for normalizada.
A parceria da LATAM com o Movimento União BR proporcionará apoio logístico para as doações de alimentos não perecíveis, roupas, itens de higiene e limpeza. Empresas interessadas em contribuir podem entrar em contato com o Movimento União BR por meio do e-mail contato@movimentouniaobr.com.br.
Paralelamente, a LATAM também está coletando doações voluntárias de seus funcionários em todos os escritórios e 52 aeroportos no Brasil.
A LATAM e o Movimento União BR têm uma história de colaboração em situações de emergência, tendo desempenhado um papel importante no transporte de toneladas de doações para ajuda humanitária em diversas situações, incluindo vítimas de guerra na Ucrânia e desastres naturais no Brasil e no Chile.
Operadora CVC
Além disso, a LATAM está participando de uma campanha em parceria com a operadora de turismo CVC, na qual pessoas podem levar suas doações diretamente às mais de 1 mil lojas da CVC em todo o Brasil. A arrecadação ocorre até 12 de maio, e parte das doações será transportada pelo Avião Solidário da LATAM para o Governo do Rio Grande do Sul em seguida.
No dia 4 de maio, a LATAM transportou gratuitamente para Porto Alegre uma equipe de especialistas em resgate da associação sem fins lucrativos HUMUS, juntamente com todos os seus equipamentos, para auxiliar nas buscas e salvamentos. A equipe também está identificando as necessidades de respostas emergenciais, como a estruturação de abrigos temporários e a implementação de logística humanitária.
Avião Solidário
O Avião Solidário da LATAM está alinhado com a frente de Valor Compartilhado da estratégia de Sustentabilidade do grupo. Portanto, há 11 anos, o programa coloca a conectividade da companhia a serviço da sociedade brasileira em emergências de saúde, meio ambiente e catástrofes.
Por fim, o Avião Solidário também tem parcerias regulares com diferentes instituições no Brasil, como Amigos do Bem, Por1Sorriso, Instituto Rodrigo Mendes, Amazone-se e SOS Mata Atlântica.