A partir de hoje, 5 de julho a Azul Linhas Aéreas passa a operar 16 voos diários no Aeroporto de Congonhas. Quando a Infraero inicia as obras de recuperação do pavimento asfáltico na pista principal do aeroporto paulista. Graças à sua frota mista, a companhia manterá suas operações na pista auxiliar com as aeronaves ATR 72-600, com capacidade para até 70 passageiros, até o dia 5 de setembro.
Assim sendo, para atender a demanda de clientes e manter a assistência pelo modal aéreo aos passageiros paulistanos, a Azul ampliou as ligações entre Rio de Janeiro e São Paulo e será a única a ofertar voos diários para Belo Horizonte e Curitiba.
Antes com dois voos diários, a ponte aérea Congonhas-Santos Dumont passará a ter sete frequências diárias. Enquanto o mercado Congonhas-Belo Horizonte terá seis operações por dia frente às duas que estavam sendo ofertadas. A rota Congonhas-Curitiba, que já foi operada pela Azul no ano passado, voltará a contar com a oferta de assentos da companhia, com quatro ligações diárias.
“Em um planejamento integrado com a Infraero e demais autoridades aeronáuticas, reorganizamos nossa malha e estamos aumentando a oferta de assentos a partir de Congonhas. Manteremos a assistência aos clientes da maior cidade do País e ainda ampliaremos as possibilidades de conexão para o paulistano, um dos pilares e diferenciais da Azul”, afirma o gerente de planejamento de malha da Azul, Vitor Silva.
Todos os voos, com passagens já à venda em todos os canais oficiais da Azul, seguem os protocolos e medidas de higiene adotados pela companhia desde o início da pandemia.
O novo padrão de limpeza e segurança da Azul
A Azul reforçou a limpeza de suas aeronaves a cada voo, seguindo os protocolos sugeridos pela IATA. A companhia também foi a primeira do País a tornar obrigatório o uso de máscaras por funcionários e clientes, tanto a bordo quanto em solo. Em outra iniciativa pioneira, a Azul passou a medir a temperatura dos tripulantes a cada início de turno. Com isso aumentando a confiança em solo e a bordo.
A companhia tem orientado o check-in pelo aplicativo da companhia. E, para aqueles que precisa despachar a bagagem, sugere o uso dos balcões de autoatendimento, em que o próprio cliente etiqueta sua bagagem. Para o embarque, lançou o Tapete Azul, tecnologia pioneira. Por meio de realidade aumentada projetores no chão formam um tapete virtual colorido e móvel, que convida a pessoa a se posicionar na fila de acordo com seu número de assento.
A bordo da aeronave, kits com luvas, álcool em gel e lenço umedecido estão à disposição para uso quando necessário. Além disso a companhia também tem utilizado descontaminantes bactericidas que contam com um princípio ativo que elimina o vírus do Covid-19 em 99,99% dos casos.
Por fim, o serviço de bordo passou a ser realizado ao final do voo, garantindo o uso da máscara durante toda a viagem. Enquanto o desembarque é realizado por fileiras, evitando as costumeiras aglomerações no corredor no momento de saída da aeronave.