Recentemente a Azul anunciou uma parceria com o chef francês Claude Troisgros. Além disso, ele assina o novo cardápio de voos internacionais com pratos que levam ingredientes brasileiros, utilizando técnicas clássicas francesas.
Assim, a novidade estará disponível a partir de 26 de abril, quando a Azul inaugura sua rota para Paris saindo de Viracopos. Além disso, o cardápio também ficará disponível para todos os demais voos da companhia, a partir de maio. Ou seja, destinos que partem do Brasil para Lisboa, em Portugal, e para Orlando e Fort Lauderdale, nos Estados Unidos.
Primeiramente, as refeições da classe Business, contam com entrada, prato principal e sobremesa. Já o cardápio da classe Economy contará somente com prato principal. Porém, todas serão servidas no almoço e no jantar, por três meses, e serão divididas em ciclos.
Maio
Primeiramente, a classe Business contará com uma entrada de Tartare de Beterraba. O prato principal será um filé de pirarucu chapeado, acompanhado de purê de mandioquinha, banana nanica assada e emulsão de manteiga com uvas passas (foto do destaque). Por fim, para a sobremesa, um cheesecake com calda de doce de leite e queijo Minas ralado. Do mesmo modo, a classe Economy terá como prato principal uma sobrecoxa de frango antiboise, acompanhada de brócolis ao vapor e arroz com salsa (foto acima).
Junho
O ciclo muda e a classe Business terá uma entrada de camarões com maionese, cuscuz com gengibre e hortelã e mix de brotos variados. O prato principal será uma paleta de cordeiro assada e desfiada acompanhada de mini penne rigatti al dente, molho demi glace com vinho tinto e legumes com bacon e shitake sauté (foto acima). Como sobremesa, mousse de cappuccino com canela e nibs de cacau. Na classe Economy, o prato principal será um bife bourguignon acompanhado de arroz com ervilha.
Julho
Por fim, os passageiros da classe Business da Azul desfrutarão, como entrada, de uma caponata de berinjela com queijo muçarela de búfala e farinha panko com salsa. O prato principal será um frango caipira desfiado acompanhado de polenta, quiabo sauté e caldo de galinha caipira espesso (foto acima). De sobremesa, um doce tipicamente mineiro: mousse de goiabada com queijo. Na classe Economy, o prato principal será penne com molho de tomate acompanhado de ratatouille de laranja.
“A Azul conta com um time que trabalha focado em proporcionar a melhor experiência de viagem do Brasil para seus clientes e a parceria com o Claude mostra o quanto a companhia está engajada nisso. Preparamos junto ao chef um menu que foi desenhado para oferecer uma experiência única para todos os voos internacionais da companhia”, afirma Jason Ward, vice-presidente de Pessoas, Clientes e ESG da Azul.
Novo menu nos voos internacionais
As passagens aéreas já estão sendo vendidas nos canais de atendimento da Azul. Os voos serão realizados no novo Airbus A350 da companhia, saindo do Aeroporto de Viracopos para o Aeroporto de Orly, que fica no sul de Paris. Serão seis frequências semanais, saindo de Campinas (SP), às 23 horas. No sentindo inverso, o voo partirá de Orly às 22h15 (local). A viagem tem duração de pouco mais de 11 horas.
Esse será o segundo destino da Azul para a Europa. A Azul já faz voos regulares para Lisboa, em Portugal. Além disso, a companhia aérea tem voos diretos também do Brasil para Fort-Lauderdale, Orlando, Montevidéu, Punta Del Este e, em breve, Curaçao, no Caribe.
Por fim, a previsão da Azul é que todos os voos internacionais contem com o menu preparado exclusivamente pelo chef Claude Troisgros.
“Como vou preparar um menu que vai ligar o Brasil à França, os dois países que mais amo neste mundo, me inspirei para criar um menu que deixe grande recordação aos passageiros, reunindo a expertise conquistada ao longo dos anos de minha carreira”, afirma.
Outras parcerias
Desde o primeiro voo internacional da Azul, a companhia teve o cuidado de preparar menus exclusivos para seus clientes e assinados por diversos chefs brasileiros. Já houve ações com Felipe Bronze, Márcio Buzina, Carole Crema, Ana Maria Braga, entre outros.