Boa nova para quem viaja com a Azul Linhas Aéreas. Agora, quem partir de Curitiba (PR) não precisa mais enfrentar aquelas longas e demoradas filas que se formam no portão de embarque pelos aeroportos do mundo. Isso porque a companhia resolveu revolucionar a forma como a indústria da aviação realiza o acesso de seus clientes até os assentos do avião. O aeroporto da capital paranaense foi o escolhido pela companhia para ser o primeiro no mundo a contar com uma tecnologia e sistema inovadores e exclusivos da Azul que indicam para cada passageiro qual o seu momento de embarcar no avião, além de organizar de uma forma rápida e prática a fila de acesso à aeronave.
De quebra, o sistema, de tecnologia pioneira, contribui para garantir o distanciamento social entre as pessoas em tempos de pandemia. Já que os passageiros convocados para o embarque ficam a 4 metros de distância entre si. O Tapete Azul, como foi chamado o sistema, é composto por um conjunto de projetores e monitores, que, por meio de realidade aumentada, indicam ao cliente o momento certo de embarcar.
No chão, os projetores formam um tapete virtual colorido e móvel, que convida a pessoa a se posicionar na fila de acordo com seu número de assento. A inovação, segundo estima a companhia, vem proporcionando uma diminuição de cerca de 25% no tempo em que uma pessoa leva entre embarcar e sentar dentro do avião, redução que pode ser ampliada ao longo do desenvolvimento do produto.
“O processo de embarque de uma aeronave possui regras e a necessidade de identificação para garantir a segurança. Essa tecnologia ajuda a fazer isso com muito mais agilidade e segurança. Especialmente neste período em que as pessoas precisam manter a distância uma das outras”, explica o VP de Pessoas e Clientes, Jason Ward.
Além do Afonso Pena, outros 17 aeroportos serão contemplados com o Tapete Azul até o fim do ano. Somadas, essas bases terão 100 portões de embarque com o sistema, respondendo por cerca de 70% dos embarques de voos domésticos da Azul.
Desde que a Azul começou a utilizar o Tapete Azul no aeroporto de Curitiba, os ganhos operacionais também tem se somado ao conforto do cliente. Já que aquela longa e habitual espera em pé para conseguir entrar no avião não acontece mais.
O Tapete Azul já está em fase de testes em Goiânia e em Viracopos, principal aeroporto de atuação da companhia. A expectativa da empresa é de que o sistema desembarque até o fim do mês no Santos Dumont, no Rio, em Salvador e Belo Horizonte.
Veja aqui vídeo de como funciona a tecnologia.