A Azul anunciou a ampliação da malha aérea que atende a cidade de Campina Grande, na Paraíba. Entre as novas conexões lançadas, está o trecho que conecta a cidade diretamente ao sudeste pelo aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
Campina Grande ganhou notoriedade como a capital nacional da festa junina. No entanto, a cidade também se destaca pelo seu crescimento econômico e por atrair jovens talentos da área de tecnologia para as faculdades instaladas lá. Além disso, o Rio de Janeiro é a terceira cidade em população, segundo maior PIB do país e uma importante referência turística e de mercado.
Além dos voos saindo do Rio de Janeiro, a Azul incluiu outra rota para o sudeste por Belo Horizonte. Bem como reforçará a integração entre Campina Grande e outras cidades do Nordeste a partir do lançamento de trechos saindo de Salvador, Fortaleza e Natal.
A companhia aérea também já dobrou a operação que liga a cidade ao Recife, um dos hubs da companhia e ponto de conexão para outras localidades no Brasil e no exterior. Os novos voos começam a operar de forma permanente a partir de junho, período de festas e alta demanda na região.
Símbolo de desenvolvimento e cultura na Paraíba
Campina Grande ganhou notoriedade por ser a capital brasileira das festas juninas, mas também é um polo de inovação tecnológica do país com 16 instituições de ensino superior, públicas e privadas. A segunda cidade mais populosa da Paraíba ostenta o segundo maior PIB entre os municípios do interior do Nordeste. São mais de 200 mil habitantes e uma atividade industrial bastante variada. Ao todo, estão instaladas no município mais de 1,3 mil fábricas.
O Parque Tecnológico chama atenção pelo dinamismo e frequentemente é acionado por multinacionais do setor para solucionar suas demandas. Recentemente, foi destaque na imprensa pelo projeto que reduzia os custos de produção de ventiladores hospitalares. Bem como pela criação do sistema de inquéritos eletrônicos da Polícia Federal.
Maior São João do Mundo
Além disso, a cidade recebeu o título de maior festa junina do país, concedido pelo Instituto Ranking Brasil. Em 2023, a festa completará 40 anos e acontecerá no tradicional Parque do Povo. O evento tem início no dia 2 de junho, primeira sexta-feira do mês, e acontecerá durante 31 dias de programação ininterrupta. De acordo com a prefeitura, no ano passado, a festa proporcionou a circulação de quase R$ 500 milhões na economia local. Mais de dois milhões de pessoas passaram pelo Parque do Povo, entre elas turistas brasileiros e do exterior.
Quem for ao Maior São João do Mundo poderá desfrutar das delícias da culinária nordestina em restaurantes tradicionais, como o Manoel da Carne de Sol, o bar do Cuscuz ou nas mais de 300 barraquinhas de alimentação e bebidas espalhadas pela festa. Também poderá conhecer a Vila do Artesão, um ponto que reúne mais de 80 chalés de artesanato local, o Museu de Arte Popular, última obra arquitetada por Oscar Niemeyer em vida e a Villa Sítio São João, réplica de uma vila nordestina do início do século 20 com programação de entretenimento própria.