Ícone do site Travelpedia

Bacalhau, Vinho e Cia: O melhor bacalhau de São Paulo desde 1973

Comer bem é um dos maiores prazeres da vida. E quem vive ou visita São Paulo tem a chance de dar uma volta ao mundo quando o assunto é gastronomia. São cerca de 20 mil restaurantes e 30 mil bares. São opções para todos os gostos e bolsos! Com uma culinária riquíssima e diversificada, Sampa abriga alguns dos melhores restaurantes da América Latina e do mundo. E, entre as boas pedidas está o Bacalhau, Vinho e Cia.

Também conhecido como “O Famoso Bacalhau da Barra Funda”, se trata de um restaurante tradicionalíssimo. Desde 1973, (os chefs da família Pallas estão em sua 3ª geração) proporciona aquele tipo de culinária que aquece o estômago e a alma. A casa é especializada na maior estrela da gastronomia portuguesa – o bacalhau. que, aliás, brilha em 99% dos pratos servidos.

Portanto, esqueça a gourmetização. No Bacalhau, Vinho e Cia a premissa é servir receitas sem modismos. Além disso, tudo é bem ao jeitinho das famílias lusitanas: muita fartura e sabor à mesa. Assim sendo, vá sem pressa para se deliciar com calma. E esqueça a dieta. O restaurante não é o lugar para isso. Pelo contrário, é para comer muito e bem. Hummm! 🙂

O diferencial começa pela matéria prima, o legítimo Gadus Morhua pescado nas profundas águas geladas do Atlântico Norte e transformado em bacalhau na cidade do Porto. Ao desembarcar na cozinha do Bacalhau, Vinho e Cia, após ser cortado em perfeitas e altas postas, passa por um delicado processo de dessalga por 96 horas, em água gelada, que lhe devolve a textura e frescor do peixe recém pescado. Para mim, foi como voltar a Noruega, onde comi as melhores versões de bacalhau da vida. Sim, não foi em Portugal não. E sim na terra dos famosos fiordes.

Menu de delícias

Perimeiramente, a saga gastronômica começa já no couvert (opcional) composto de pão português, pão folha torrado, manteiga, chancliche, sardella, pasta de cebola, azeitonas portuguesas, berinjela escabeche e vinagrete. Na hora de escolher as entradas desejamos boa sorte em não querer comer todas. Pois é apenas o prelúdio do que está por vir…

© Divulgação

As opções são os clássicos bolinhos de bacalhau (muito bem recheados), bolinhos de bacalhau cremoso (recheado com queijo da casa), alheira caseira (típica da Região de Mirandela em Portugal), sardinha portuguesa grelhada, porção a moda da casa (quatro sardinhas, batatas cozidas, pimentões e alho torrado) e a nossa predileta as iscas de bacalhau à dorê. Que delícia de tão sutil e saborosa.

Em seguida, decidir o prato principal também não é tarefa fácil tendo em vista que são seis opções de bacalhoadas e oito de bacalhau em postas. Nossa recomendação é o À Zé Pallas: posta inteira sobre cama de batatas cobertas por refogado de alho, cebolas, pimentão, azeitonas portuguesas e tomate. Tudo no azeite gratinado ao forno. O bacalhau é absurdamente suculento e saboroso.

© Carolina Maia

Pratos bem-servidos

Quem gosta de algo bem clássico tem na Bacalhoada À Gomes de Sá (bacalhau em nacos com batatas puxadas no azeite, com alho, cebola, pintom dulce espanhol, ovos e azeitonas portuguesa) a pedida certa. Ou ainda o Bacalhau Ao Murro (posta inteira com batatas assadas ao murro, alho em fatias, cebolas, pimentões, brócolis, azeitonas portuguesas. Tudo em azeite gratinado ao forno).

Todos os pratos são muito bem-servidos, e podem ser para seu deleite pessoal, para dividir com alguém especial ou mesmo com a família toda, já que tem opção de 4 a 5 pessoas. A casa também tem pratos com camarões, polvo, peixes e filet mignon. Bem como três versões de arroz (polvo, pato e bacalhau), além de Paella a la Valenciana.

O Menu Kids é composto de escalopinhos grelhados (acompanha arroz branco e batatas fritas), filé de frango à milanesa (acompanha purê de batatas e arroz branco), spaghetti ao sugo (ao molho de tomate suavemente temperado) e spaghetti à barra (ao molho branco ou de tomates com brócolis e lascas de bacalhau).

© Divulgação

Saborosos doces portugueses

E nem pensar ir embora sem comer ao menos um docinho português. As opções são: Pastel de Natas, Tortinha de Sintra, Pastel de Santa Clara, Toucinho do Céu, Pastel de Maçã, Queijadinha, Tortinha de Nozes e Coimbra.

E para além disso há também natas brûlée, petit gateau, pudim de leite, creme de papaia com licor de cassis, sorvetes, salada de frutas e frutas da estação. E, para quem tiver restrições com relação ao açúcar, há uma torta diet de amora.

Por fim, para fechar com chave de ouro, o garçom que lhe atendeu ou o proprietário Carlos Pallas irá lhe oferecer uma dose de um delicioso vinho moscatel como digestivo. Aliás, a carta de vinhos do restaurante tem rótulos das diversas regiões vinícolas de Portugal e de quintas clássicas e modernas.

Um clássico da gastronomia paulistana mantendo, durante todos esses anos, a qualidade a mesa e no serviço, o Bacalhau, Vinho e Cia é uma ótima pedida para um almoço ou jantar em família. Bon appétit! 😉

SERVIÇO
Bacalhau, Vinho e Cia
Endereço: Av. Pacaembú, 71 (alça do viaduto) – a 200 metros do antigo endereço – Barra Funda – São Paulo (SP)
Contato: (11) 3666-0381 | 3826 7634
Informações: @bacalhauevinhocia
Foto do destaque:  Johnny Mazzilli/divulgação

Veja também: Bacalhau, Vinho & Cia também no Itaim Bibi

Sair da versão mobile