Como parte de uma campanha em todo o país, e que tem como uma das intenções preservar sua herança, o balé da Rússia, apresenta o espetáculo “Estrelas do Ballet Russo”. A apresentação reúne os melhores momentos de O Lago dos Cisnes, Romeu e Julieta, A Bela Adormecida, O Quebra Nozes, Scheherazade, Gisele, Spartacus, Corsario, Cinderela, Carmen, Don Quixote, entre outros.
A iniciativa de trazer a companhia ao Brasil foi do produtor Augusto Stevanovich com apoio do Ministério da Cultura da Rússia. A turnê reuni 20 renomados solistas que se revezam durante a programação nos 27 estados brasileiros.
Há séculos que os braços e pernas da Europa e do mundo se movimentam entre as primeiras posições do balé clássico. Por isso, conciliar o clássico e novo é a proposta da companhia. As dificuldades da arte superam o físico – afinal, fazer pliês e botar os pés em meia-ponta numa apertada sapatilha não são tarefas para qualquer um.
Manter a tradição por tantos séculos e ainda torná-la atraente para especialistas e leigos é outro grande desafio desta arte, cujo poder de emocionar atravessa culturas e gerações. Para manter o frescor, a dança incorporou pequenos toques de contemporaneidade.
Os solistas da companhia são os responsáveis pelo encontro entre o erudito e o moderno. Adicionar toques de inovação ao tradicional, sem que a essência se perca no meio do caminho, é um desafio. A concepção de um novo espetáculo leva de um a dois meses. Nesse período, a rotina de ensaios é árdua: pela manhã, os bailarinos ensaiam por uma hora e 15 minutos em média. Após ligeiro descanso, são cinco horas de treinos sem parar. Em dias de apresentação, ainda há um período de relaxamento antes de fazer a maquiagem e vestir o figurino.
TEMPORADA 2016
Neste ano a proposta da companhia é rodar o Brasil. São mais de 50 profissionais que se revezarão, dividido em dois grupos, seguindo a programação entre as cidades. “Levar o espetáculo do Amazonas ao Rio Grande do Sul, do Mato Grosso ao Rio de Janeiro é um grande desafio. Essa emoção fica marcada para toda vida e fideliza nosso público. Além de fazer com que cada vez mais pessoas queiram assistir ao balé”, diz Stevanovich.
Serviço:
Stars of the Russian Ballet – Estrelas do Ballet Russo
Dia 26 de junho às 19h
Local: Tom Brasil
Duração: 1h20 (com intervalo)
Valores: entre R$ 120 e R$ 240
Censura: a partir dos 5 anos
Ingressos: ingressorapido.com.br