Ícone do site Travelpedia

Barbados, a charmosa ilha do Caribe encanta pela beleza e estilo inglês

A charmosa e ensolarada ilha do Caribe tem praias maravilhosas que já seriam motivos mais que suficientes para uma viagem de sonho e puro lazer. Porém possui aspectos que a diferenciam dos demais destinos da região. O principal deles é o jeito inglês de ser. Colonizada pela Inglaterra, a herança britânica pode ser vista e sentida por todas as partes. Bridgetown, a capital do país e  porta de entrada da ilha, tem arquitetura londrina, mão inglesa de direção e costumes como o chá da tarde, por exemplo.

Conhecida como Little England, Barbados tem uma população com elevado padrão social e o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da América Latina e do Caribe. Além de extremamente hospitaleiros os barbadianos são muito educados.

Ilha mais oriental do Caribe, Barbados está localizada ao leste da América Central, no arquipélago das Pequenas Antilhas. A origem do nome se explica por conta das árvores cheias de cipós que, no escuro, pareciam homens de barbas. Exploradores britânicos descobriram a ilha, em 1627, e o domínio inglês perdurou por 334 anos. A independência, de forma amigável, veio em 1966.

Então, juntando as belezas naturais e a sofisticação das tradições inglesas, temos um destino ideal para famílias em férias, esportistas ou para quem quer somente curtir praias e boa gastronomia. A paradisíaca ilha caribenha também é destino muito procurado por casais em lua de mel, para casar ou, simplesmente, para viver tórridos romances.

Não bastassem tantos atributos para tornam o destino mundialmente conhecido, Barbados ganhou ainda mais fama por ser a terra natal da cantora pop Rihanna, considerada um orgulho nacional.

A ilha não é grande, tem apenas 430 km². Por isso, é possível conhecê-la de norte a sul em pouco menos de uma hora de carro. Já no sentido leste/oeste, gasta-se pouco mais de 30 minutos.

Praias e belezas naturais encantadoras

Mas, como não poderia ser diferente, as praias ganham as maiores atenções dos visitantes. E não é em vão. A beleza natural da orla barbadiana é encantadora. São mais de 60 praias paradisíacas espalhadas pelo litoral da ilha. No lado oeste, o mar do Caribe tem águas calmas e convidativas para banhos relaxantes. Já no leste estão os principais pontos propícios para a prática de esportes aquáticos.

Entre as mais procuradas está a Crane Beach, em Bridgetown, considerada uma das mais lindas do mundo. Não menos belas, destacam-se também as praias de Bathseba (costa leste), Accra Beach (ao sul) e Silver Sands (costa oeste), a preferida de quem gosta de esportes radicais.

Na costa oeste, não deixe de fazer um passeio de catamarã, melhor maneira para conhecer lugares onde somente é possível chegar de barco. Nas paradas, aproveite para mergulhar e nadar com tartarugas. Há, também, passeios de submarino para visualização de navios naufragados e cavernas submersas.

Quem aprecia a prática de mergulho encontra diversos lugares propícios, sendo Carlisle Bay o ponto mais famoso entre os 34 existentes por lá. Quem não quiser mergulhar pode usar snorkel para visualizar os recifes de corais.

Culinária bajan e peixe-voador

Barbados dispõe de gastronomia de qualidade e restaurantes requintados com atendimento impecáveis. Chefs internacionalmente conhecidos deram sofisticação à culinária local conhecida como bajan. Os pratos típicos são uma mistura de influências africanas, europeias e caribenhas. E o resultado não poderia ser mais saboroso. O peixe-voador, por exemplo – símbolo de Barbados – é preparado geralmente frito e degustado normalmente em sanduíches ou acompanhado de fritas.

Para provar essa iguaria um dos melhores lugares é no Mercado de Oistins, local de venda de peixes localizado em um vilarejo na costa sul. Lá o peixe-voador é servido frito e acompanhado por arroz com feijão ou então torta de macarrão. Todas as sextas e sábados à noite um festival com música, artesanato e comidas acontece no local.

A culinária de Barbados utiliza muito os peixes e frutos do mar no preparo dos pratos. Além do peixe-voador não deixe de provar os saborosos Pepperpot (cozido bastante apimentado), Cou-Cou (pasta cremosa de fubá e quiabo), Conkies (mistura de fubá, coco, abóbora e batata doce, cozido e enrolado em uma folha de bananeira), Jug-Jug (acompanhamento que mistura fubá, ervilhas e carne curada) e Maccaroni Pie (torta de macarrão de forno). Há, ainda, pratos  com carnes preparadas de diversas formas e com o peculiar tempero local.

É bom lembrar que boa parte da gastronomia da ilha leva muita pimenta. Ou seja, se você não é muito fã, avise os atendentes dos restaurantes que não quer sua comida apimentada.

Rum e música são heranças culturais do país

Para abrir o apetite, tome um drinque preparado com a principal bebida local, o rum. Considerado um dos mais antigos do mundo foi criado na ilha e faz parte da herança cultural barbadiana. São várias as destilarias e mais de 1,2 mil lojas que vendem diversos tipos. Aliás, duas das destilarias merecem uma visita: a Mount Gay, mais antiga do mundo e que por 10 anos consecutivos foi premiada por produzir o melhor rum do planeta; e a St. Nicholas Abbey, uma propriedade rural preservada como nos tempos coloniais.

Outra importante característica da cultura barbadiana é a música, que está presente em todos os momentos dos habitantes, seja nas ruas, nos ônibus e até nos mercados. São muitos os ritmos que embalam festas populares como o Crop Over – tipo de carnaval que acontece de maio a agosto. Outra festa importante é o Kadooment Day, realizada nas ruas e com muita gente fantasiada.

Submarino e o Concorde Experience

Sabemos que é muito difícil ficar longe das praias de águas cristalinas e de múltiplos tons azuis, mas tente arrumar tempo de visitar os demais atrativos de Barbados. Confira alguns dos mais importantes:

Bridgetown – A capital concentra pontos históricos como o Parlamento, a Praça da Independência, a Sinagoga, o centro de artesanato Pelican Village, o campo de críquete, as docas e os museus.

Harrison’s Cave – Localizado no centro da ilha, esse labirinto natural subterrâneo é considerado um dos lugares mais bonitos do planeta. São rios subterrâneos com estalactites, estalagmites e formações rochosas incríveis. Esse passeio é realizado em um carrinho elétrico para diminuir os impactos da visitação.

Island Safari – O passeio em jipes com tração nas quatro rodas em roteiros através de locais de difícil acesso. Os cenários são maravilhosos e podem ser combinados com passeios de catamarã ou caiaque.

Barbados Wildlife Reserve – Ideal para quem viaja com crianças, esse parque reúne diversas espécimes da ilha – aves, macaquinhos, veados, tartarugas e iguanas -, que interagem com os turistas.

Submarino Atlantis – Um jeito diferente para conhecer o mundo submarino a 55 metros de profundidade. Durante uma hora o veículo percorre o fundo do mar em meio à vida submarina, antigos navios naufragados e outras maravilhas submersas.

Concorde – Durante duas décadas, Barbados recebeu do mais famoso dos jatos, que trazia turistas ingleses durante o inverno europeu. Quando a aeronave da British Airways parou de voar, em exemplar foi doado a Barbados. Hoje ele está aberto à visitação em um hangar do aeroporto, que foi transformado em museu. O Concorde Experience reproduz a sensação da decolagem do avião que voava em velocidade superior à do som. Um poderoso equipamento de som faz tremer tudo ao redor e uma guia, vestida de aeromoça, carimba o seu cartão de embarque. A bordo o visitante senta nos assentos e visita a cabine de comando.

Barbados supera as expectativas dos turistas. Sabe por que? A ilha é um lugar perfeito para quem busca um lugar lindo, com muito conforto e requinte. Descubra você também!

Serviço

Idioma: inglês

Fuso horário: menos uma hora em relação ao horário de Brasília.

Moeda: Dólar Barbadiano (BDS$). O dólar americano também é aceito.

Visto: não é necessário para os brasileiros.

Clima: São mais de 3 mil horas de sol por ano e a temperatura média é de 26ºC. Em agosto, pode chegar a até 40ºC. Chuvas são frequentes entre junho e outubro. A alta temporada é entre dezembro e abril.

Saúde: vacinação da febre amarela é exigida – com no mínimo 10 dias de antecedência – e certificado internacional.

Eletricidade: as tomadas em Barbados são do tipo americano – duas barras paralelas e achatadas – ou de aterramento – duas barras paralelas e achatadas com uma terceira cilíndrica.

Transporte: a maneira mais barata de se locomover na ilha são os ônibus e as vans particulares. Os taxis são caros e não têm taxímetro. Sempre combine o preço antes de entrar no carro. Se alugar um carro tenha cuidado ao dirigir, pois em Barbados usa-se a mão inglesa, ou seja, a direção está do lado direito do veículo.

Compras: visitantes estrangeiros não pagam impostos nas compras de produtos importados. É necessário apresentar o passaporte.

Hospedagem: Barbados dispõe de acomodações variadas, desde casarões coloniais e charmosas pousadas, até resorts 5 estrelas. Há, também, as famosas villas barbadianas – mansões luxuosas com serviço de hotel.

Informações: visitebarbados.com

Fotos: Visit Barbados/divulgação

Sair da versão mobile