Ícone do site Travelpedia

Fica a dica: bares em Bruxelas, Bruges e Ghent

Depois de abordar sobre uma das principais atrações da Bélgica, a cerveja (quem perdeu, é só clicar aqui), nada mais justo que dar algumas dicas de onde apreciá-la, não é mesmo? Afinal de contas, na terra da cerveja sobram opções de bares a cada rua e viela que se percorre, então confira nossas indicações em Bruxelas, Bruges e Ghent!

BRUXELAS

Se perca pelas vias da capital, pois garantem ótimos achados. É justamente numa delas, bem próximo a Grand Place/ Grote Markt, que se encontra o badalado Delirium Café (foto abaixo), que figura no Livro dos Recordes por comercializar o maior número de rótulos diferentes de cervejas – mais de 3 mil! Os preços, no entanto, são um tanto salgados, mas é uma ótima pedida para quem quiser conhecer, ali na rua sem saída mesmo (Impasse de la Fidélité 4), a Jaenneke Pis, versão feminina da icônica Manneken Pis – estátua mais fotografada do destino. Em breve, numa matéria sobre a cidade, contamos mais sobre o tal garotinho fazendo xixi. Por hora, fica a dica do Poechenellekelder, bem ao lado do icônico monumento. Este estabelecimento é praticamente uma instituição na capital belga e conta com mais de 250 tipos de cerveja.

Quem preferir economizar, ali nos arredores, na Rue du Pont de la Carpe 7, você encontra o Café Bisson, normalmente eles tem Blues ao vivo todo dia. O dono/bartender é uma atração a parte, já que mais parece um pirata aposentado. Além de cerveja em conta é o único bar que soubemos que vende Westvleteren (a que comentamos no texto sobre cervejas ser a melhor trapista do mundo).

Outra boa opção é o L’Archiduc na Rue Antoine Dansaert 6, um dos bares mais velhos e queridos dos bruxelenses raíz, o lugar é bem compacto e dá a impressão de estar caindo aos pedaços, mas vale a pena.

Quem quiser saber mais tem no Museu da Cerveja, na icônica Grand Place/ Grote Markt, uma opção. Mas, nem de longe é a melhor delas. Não é nada demais, diferente da possibilidade de visitar uma das mais de 300 cervejarias que existem no país. Ou seja, aproveite a viagem e programe ao menos uma das fábricas. Em Bruxelas, a pedida é a mais antiga em funcionamento na capital, a Cantillon.

Fundada em 1900, e fora do centro turístico, produz as que mencionamos na matéria de ontem, como a típica da cidade, a de estilo Lambic, de fermentação espontânea. Lá se fica sabendo, por exemplo, que é no telhado que se encontram os mais de 100 micro-organismos que garantem a bebida o seu sabor único, uma combinação de ácido e amargo. Lá é possível provar rótulos especiais, como a vintage Lambic Grand Cru Bruocsella, envelhecida por 3 anos em barril de carvalho.

Bom saber: está previsto para 2018 a inauguração do Belgian Beer Palace, um novo museu da cerveja que está sendo viabilizado no antigo prédio da bolsa de valores, bem próximo a Grand Place/ Grote Markt. Atração extra que dará ainda mais ênfase ao cenário do turismo cervejeiro no destino.

BRUGES

Na carismática e medieval Bruges é uma delícia passear pela histórica região central, e logo contaremos mais a respeito. Por hora, vamos focar no assunto em questão, a cerveja. Por lá nosso grande achado, foi na verdade uma indicação que valeu super a pena ir conferir. Situado na Wollestraat 53 você encontra um bar bem bacana chamado 2be, já de cara, para chegar até ele não tem como não ficar impressionado: tem uma parede com 1.721 garrafas, bem como frases para lá de divertidas, e, que, para quem aprecia cerveja, faz total sentido. Como é o caso da citação de Benjamin Franklin: “Cerveja é a prova que Deus nos ama e quer que sejamos felizes.”

Compacto, tem um espaço interno onde são feitos os pedidos, e um terraço externo que mesmo no frio vai valer a pena, já que tem vista para o canal. Ou seja, é lindo! Não bastasse o cenário, o local ainda conta com inúmeras opções de rótulos a preços bem convidativos. Abre diariamente das 9h30 até 19h30.

A casa também conta com uma loja, mas nossa dica para compras é a The Bottle Shop, na mesma rua, no número 13. Ali estão reunidos 800 rótulos e diferentes tipos de taças e gifts. Funciona todos os dias das 10h às 18h30.

Bem localizado, no primeiro andar do museu Historium (ao qual contaremos mais em breve), na Markt 1, o Duvelorium – o único bar temático da cerveja Duvel – é daqueles que tem o pacote completo: boas cervejas, ambiente aconchegante e é descontraído, além de contar com um terraço panorâmico. Para os paladares mais curiosos a boa pedida é o menu degustação. Por € 10 se pode provar três cervejas combinadas com deliciosos pralinés (chocolates típicos). Abre diariamente das 10h às 18h.

Daqueles destinos que após as 18 horas as ruas começam a ficar desérticas, já que se trata de uma cidade muito procurada para um bate e volta, onde os turistas (muitos deles!) tendem a passar apenas uma tarde, a partir das 19 horas, quando os bares e lojas começarem a fechar, o Le Trappiste, na Kuipersstraat 33, bem próximo a Grote Markt, pode ser uma ótima pedida já que fica aberto até mais tarde (das 17h à 1h), além de ser bem legal, como dá para notar na foto abaixo.

Quem quiser ir mais afundo no universo da cerveja pode optar pelo tour de 45 minutos da cervejaria De Halve Maan, bem no centro histórico da cidade. Por ali também se encontra um pub e um restaurante. Não deixe de provar a Straffe Hendrik Wild, versão da Trippel que, além de ser refermentada com a levedura Brettanomyces é também engarrafada apenas uma vez por ano.

GHENT

Um achado, o ‘t eínde – fim do mundo segundo nos informou o guia –, é daqueles lugares que surpreendem até quem não é muito fã de cerveja. Curioso em saber como? Simples, o gerente da casa leva como um desafio o fato de alguém dizer que não aprecia tanto a bebida, e após algumas poucas perguntas define qual seria a cerveja que agradaria o seu paladar. Foi o meu caso, com a Gildenbier após três respostas. De quebra ainda pudemos folhear uma espécie de bíblia sagrada onde estão dados de todas as cervejas belgas. Fica situado na Sint-Veerleplein, 8, próximo a um ícone local, o Castelo de Gravensteen – datado da Idade Média.

O rústico pub Dulle Griet, na Vrijdagmarkt 50, reúne uma seleção de mais de 350 rótulos – a maior coleção da cidade -, com cervejas trapistas e exclusivas como Gueuze e Kriek. Todo decorado como na época que a cidade foi fundada, tem esse astral medieval que toma conta de Ghent. Por lá estão opções que vão de 2% a 13% de teor alcóolico. Abre as segundas das 16h30 à 1h, terça a sábado das 12h à 1h e aos domingos das 12h às 19h30. Pagamentos somente em dinheiro!

Fotos: Shutterstock, divulgação e arquivo pessoal

.

*O Travelpedia viajou em virtude do prêmio recebido pelos jornalistas Carolina e Roberto Maia no Concurso Europa de Jornalismo – realizado anualmente pela Comissão Europeia de Turismo. Além das cidades belgas o roteiro contemplou ainda o glamoroso Principado de Mônaco e um stopover em Lisboa a convite da TAP e do Dom Pedro. Durante a viagem os profissionais contaram com o seguro da GTA – Global Travel Assistance.

.

Matéria relacionada:

https://travelpedia.com.br/belgica-para-se-encantar/

Sair da versão mobile