Munique é berço da mundialmente famosa cervejaria Hofbräuhaus, criada pelo duque William V, em 1589, e também da Oktoberfest – comemorada desde 1810. Mas a capital da Baviera vai muito além disso. A cidade também conta com museus para todos os gostos, como o Deutsches Museum (ciência e tecnologia), o da luxuosa marca de automóveis BMW e o palácio Residenz, que foi sede do governo e residência da família Wittelsbach, que comandou a Baviera de 1385 a 1918. Inspiração para Walt Disney construir o castelo da Cinderela, o castelo Neuschwanstein fica a menos de duas horas da cosmopolita cidade alemã.
Fundado em 1900, o Bayern de Munique é outro marco local. Recentemente, o clube elegeu como embaixadores três jogadores que conquistaram a Champions League de 2001: o brasileiro Giovane Elber, o francês Bixente Lizarazu e o bósnio Hasan Salihamidzic. Eles são responsáveis por representar o Bayern tanto na Alemanha como no exterior, participando de eventos e ações de marketing.
Elber recebeu da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, o prêmio de Personalidade de 2017. A honraria foi concedida ao embaixador do time de futebol da Baviera por sua contínua atuação em projetos sociais para jovens carentes em Londrina (PR), sua cidade natal.
Na entrevista a seguir, o ex-jogador dá dicas da cidade.
Quantos idiomas você fala?
Alemão, espanhol, italiano e um pouco de francês.
Quais locais você mais associa a Munique?
Para mim, claramente, a Marienplatz com o carrilhão, as muitas lojas no seu entorno e as diferentes pessoas que lá se encontram. Somadas a isso, as memórias especiais dos momentos na sacada da prefeitura, onde celebrávamos os campeonatos com nossos fãs. Em trajes bávaros…
Você ainda possui um traje bávaro?
Sim! “Lederhosen“ e “Dirndl“ fazem parte de Munique. Eu mesmo possuo quatro “Lederhosen“, mas duas não servem mais. Essas vou passar para o meu filho.
O que você mostra para os seus hóspedes brasileiros em Munique?
A primeira parada é sempre em Marienplatz. Para os brasileiros, também vale sempre a pena visitar o Castelo de Neuschwanstein. É uma bela excursão a partir de Munique: a paisagem com os Alpes e também o castelo em si são muito especiais. E, claro, os muitos excelentes museus – focados em arte, carros, história, tecnologia… Isso é fascinante para todos os visitantes.
O que faz Munique para você ser tão especial em comparação a outras cidades?
A maravilhosa comida bávara. A cerveja da Baviera com um “Schweinshaxen“ (joelho de porco) crocante é, para mim, um destaque. E, claro, a maravilhosa paisagem da Baviera, com os lagos e as montanhas.
Qual o seu local preferido em Munique?
A Leopoldstrasse, com seu inúmeros bares, cafés e restaurantes. Lá, sempre se encontra gente que gosta de aproveitar a vida – como nós brasileiros.
O que você pode sugerir para turistas que chegam à cidade para fazer compras?
Há muitas e ótimas opções de compras na cidade, e as lojas oferecem excelente qualidade. Como presentes, recomendaria canecas de cerveja de Munique ou camisas do FC Bayern.
Munique é uma cidade muito verde, com muitos parques. Qual o seu canto verde preferido na cidade?
O Jardim da Cerveja junto à Torre Chinesa, no Englischer Garten, é o local ideal para curtir Munique no verão e encontrar com os moradores para uma boa conversa. É muito agradável, como não se encontra nem no Brasil.
Como foi para você enfrentar o inverno na Alemanha?
No início, foi uma grande mudança. Mas, agora, eu gosto dessa alternância de estações. Acho especialmente bonitos os Mercados de Natal, em dezembro, e a caída da primeira neve. Nesse meio tempo, já me tornei até um entusiasmado esquiador.
Com qual frequência você viaja para Munique?
Como embaixador do FC Bayern München, pelo menos uma vez por mês. Às vezes, passo até dez dias. E, sempre que possível, minha esposa e as crianças vêm junto. Eles amam Munique.
Você se sente em casa em Munique?
Tanto o Brasil como Munique são um lar para mim. Assim que desembarco do avião, no Aeroporto de Munique, me sinto muito bem-vindo aqui.
Informações: germany.travel/pt/index