Atualmente, aliar saúde, conveniência e praticidade na rotina alimentar é um dos maiores desafios dos brasileiros. De acordo com pesquisas de tendências de comportamento e consumo, há um crescente interesse do consumidor por alimentos que sejam, ao mesmo tempo, práticos e nutritivos. Assim, uma novidade que nasceu em Curitiba chega para mudar esse cenário. É a Bean Go!, uma rede de franquias de foods to go (comidas para levar, em tradução livre), que disponibiliza refeições prontas à base de feijão. Além disso, são sem conservantes e aditivos químicos, com o característico sabor e know-how da indústria paranaense Caldo Bom Alimentos.
O grupo possui mais de 50 anos de história no segmento alimentício. Atualmente está presente em 483 cidades de 12 estados brasileiros com mais de 150 produtos no portfólio. Assim, a gigante do ramo anunciou em 2022 e inaugurou oficialmente em 2023, uma rede de franquias de alimentos à base do feijão to go.
Foram investidos R$ 5 milhões em desenvolvimento, análise e estudo de produtos, linha específica de maquinários, consultorias e primeira loja teste. Porém, neste valor não está contemplada a infraestrutura das unidades de produção da Caldo Bom, que já estava em pleno funcionamento.
Variedade nutritiva
A Bean Go! oferece 14 combinações de pratos à base de feijão, servidos em copos com ingredientes de alto teor nutritivo. As criações do chef Junior Corbari são servidas em porções de 470 gramas e variam entre feijoada completa tradicional e versão vegana. Além disso, há também dobradinha, mix de grãos e pratos inspirados na gastronomia americana, indiana, mexicana e italiana. Porém, sempre com o feijão como estrela principal. Entretanto, o cardápio do restaurante também inclui caldinho, ovos mexidos, porção de torresmo e seis opções de sobremesas.
“O projeto da Bean Go! nasceu para resgatar o sabor da comida da avó e daquele prato da infância”, explica o CEO do Grupo Caldo Bom, Alexandre Stival.
De acordo com Stival, a brincadeira com o nome do novo empreendimento – Bean Go! – é realmente para representar o “feijão que vai”. “Afinal, os pratos podem ser consumidos em casa, no escritório, na empresa, no carro, na calçada, na praça, na praia, no aeroporto, etc. Basta pedir pelo aplicativo de delivery ou ir até a loja e, em pouco tempo, é possível ter um saboroso e bem servido prato de feijão na sua mão. Além disso, intencionalmente optamos pelo nome do projeto em inglês, porque acreditamos e queremos que esse prato brasileiríssimo atravesse fronteiras. Sem contar que é de fácil pronúncia e se relaciona com a palavra bingo, que nos traz um sentimento de conquista”, complementa.
Franquia
“Hoje, a taxa de franquia das nossas primeiras lojas é de aproximadamente R$ 25 mil, sem cobrança de royalties. Nossa projeção de payback para o franqueado é de 18 a 24 meses, com rentabilidade média de 20%. Portanto, após a assinatura do contrato, é possível iniciar a operação em até 90 dias”, detalha Stival. Atualmente, a Bean Go! possui duas unidades, uma em Curitiba e outra em Ponta Grossa, e está formalizando a abertura de mais cinco lojas no estado.
Para viabilizar o projeto da Bean Go!, foi posto em prática o que há de mais moderno e inovador em relação ao processo de cocção elétrico. Todos os pratos são produzidos e cozidos a vapor, mantendo a qualidade, a saudabilidade e a segurança alimentar. Os alimentos não contêm conservantes e todas as propriedades nutricionais são preservadas.
Os produtos são pré-cozidos e esterilizados na embalagem, por meio de processamento térmico, no qual são controlados os parâmetros de tempo e temperatura. O processo de produção garante a preservação das características nutricionais dos produtos. Como o cozimento ocorre dentro da embalagem unitária e todos os produtos são esterilizados, não há necessidade de mantê-los sob refrigeração. Portanto, a estocagem é feita em temperatura ambiente.
Processos e embalagem
Sem cozinha industrial, as unidades da Bean Go! possuem maquinário inovador, com vaporizadores importados. Assim, elas aquecem o produto e destacam as propriedades sensoriais, como, por exemplo, aroma, textura, temperatura e sabor. As lojas têm espaços a partir de 8 m² e cabem perfeitamente em quiosques, food trucks e outros espaços reduzidos. Além disso, não utilizam fogão, fritadeiras, fornos, chapas, geladeiras ou freezers.
Bem como a 22embalagem em formato de copo é feita em material específico para contato com alimentos. Assim, por possuir dupla camada, mantém a temperatura do produto por mais tempo e não transfere o calor. Desse modo, o cliente consegue segurar o recipiente sem se queimar.
Por fim, a Bean Go! possibilita que os clientes acompanhem todo o processo de preparo dos pratos, uma vez que a unidade é aberta e envidraçada. A unidade física está localizada na Praça General Osório, 145, no Centro de Curitiba. Além disso, também atende via iFood e Rappi. De acordo com o planejamento estratégico da companhia, neste ano, devem ser inauguradas 100 unidades da rede to go.
Serviço
Bean Go! – Unidade Curitiba
Endereço: Praça General Osório, 145 – Centro
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 9h às 21h, sábado, das 11h às 17h.
Instagram: @beangobrasil
Fotos: Valterci Santos /divulgação via Central Press
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