No final dos anos 1980, o cultuado diretor Tim Burton lançou um clássico instantâneo, que atravessou gerações, a comédia “Beetlejuice – Os Fantasmas Se Divertem”. Além disso, o sucesso foi tamanho que após 30 anos, o filme se transformou em um musical da Broadway, em 2019. E agora, finalmente, o espetáculo desembarcou no Brasil.
Com direção artística de Tadeu Aguiar, direção geral de Renata Borges Pimenta e visagismo assinado por Anderson Bueno, o musical segue em temporada na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, e em fevereiro, os paulistanos recebem o espetáculo no Teatro Liberdade.
A montagem brasileira possui um elenco com 26 atores. Entre eles, Eduardo Sterblitch (Beetlejuice), Ana Luiza Ferreira (Lydia Deetz), João Telles (alternante Beetlejuice), Lara Suleiman (alternante Lydia Deetz), Helga Nemetik (Barbara Maitland), Marcelo Laham (Adam Maitland) e Laura Visconti (cover Bárbara).
“Foi um desafio encontrar um elenco que cantasse, dançasse e, principalmente, fosse de bons atores. Acho que chegamos a um elenco excepcional. Foram mais cinco mil inscritos, mais de quinhentos testados”, celebra Tadeu Aguiar.
Sucesso de bilheteria
O filme “Beetlejuice – Os Fantasmas Se Divertem” foi um grande sucesso de bilheteria em 1988, tornando cultuado o personagem título, interpretado por Michael Keaton. A trama gira em torno de um casal recém-falecido em um acidente de carro (Alec Baldwin e Geena Davis) que se tornam fantasmas presos em sua antiga casa. Com a chegada de novos moradores (Catherine O’Hara, Jeffrey Jones e Winona Ryder), eles precisam da ajuda de um fantasma mais “experiente”. Justamente o Beetlejuice, que se utiliza de métodos não muito ortodoxos para expulsar os inquilinos recém-chegados.
Por fim, o musical estreou na Broadway com grande sucesso de público e crítica. Tanto que foi indicado a sete Drama Desk Awards, 4 Drama League Awards e 4 Outer Critics Circle Awards. Portanto, a montagem brasileira pretende manter todo o humor e magia que fizeram dessa história um clássico moderno.
Fotos: Leo Aversa/divulgação
Veja também: Thermas da Mata: Brabus é a novidade para a temporada de verão