Um dos espetáculos naturais mais bonitos do planeta acontece no final deste mês de março. Por volta do dia 25, tem início a floração das cerejeiras, que marca a chegada da primavera no Japão. Infelizmente, tamanha beleza também é fugaz. As flores – sakurá, em japonês – duram no máximo 15 dias. Nesse período, muita gente se reúne nos parques do país para celebrar e comer sob as árvores sagradas. Essa tradição tem o nome de “hanami”, que significa contemplar a beleza das flores durante alegres piqueniques. Esse costume vem atraindo cada vez mais turistas do mundo inteiro.
A flor da cerejeira é considerada símbolo de felicidade e uma lenda japonesa conta que o nome sakurá teve origem na princesa Konohana Sakuya Hime, que teria caído do céu e, na queda, se transformou nessa bela flor.
Durante a contemplação é comum acontecer de brisas um pouco mais forte arrancar as delicadas flores, proporcionando uma chuva de pétalas para o delírio dos observadores. As cerejeiras de médio porte normalmente ficam com os galhos repletos de pequenas flores brancas ou, dependendo da espécie, rosadas.
Em todo o Japão, entre março e maio, são realizados festivais dedicados às cerejeiras e são chamados de Hanami Matsuri – Contemplar as Flores.