Ícone do site Travelpedia

Belga Hotel abre as portas no Centro Histórico do Rio de Janeiro

O mundo conhece o Rio de Janeiro por causa das suas belezas naturais, das praias badaladas, da Garota de Ipanema, do Carnaval, do Maracanã, do Cristo Redentor e muitos outros atrativos. Mas, o Rio é também história. Afinal, foi lá que a família real portuguesa escolheu para se refugiar das tropas de Napoleão, em março de 1808. Sem dúvida, esse foi um acontecimento fundamental para o desenvolvimento do Brasil e, particularmente, da Cidade Maravilhosa. Boa parte das referências do período colonial estão concentradas no centro, onde as antigas construções de diversos estilos arquitetônicos hoje dividem o espaço com modernos edifícios.

Muitos prédios do início do século 20 ficaram esquecidos e abandonados por muitos anos, período da decadência do centro carioca. Até que, por causa da Copa do Mundo de 2014 e, principalmente, dos Jogos Olímpicos de 2016, diversos patrimônios históricos começaram a ser resgatados. A zona portuária, por exemplo, antes tão feia e perigosa, ganhou um nome chique – Porto Maravilha – e foi totalmente revitalizada. Os antigos armazéns foram reformados e novos equipamentos incorporados, como o belíssimo Museu do Amanhã, o Museu de Arte do Rio (MAR) e o AquaRio, um aquário de nível internacional. Tudo isso cortado pelo moderno VLT – Veículo Leve sobre Trilho.

Primeiro hotel design de bandeira da Bélgica no Brasil

Próximo desse novo complexo turístico, um edifício de cinco andares com fachada em estilo Art déco de 1927, também foi totalmente restaurado para receber um hotel. Mas não um hotel qualquer e sim o primeiro hotel design de bandeira da Bélgica no País – o Belga Hotel -, que abre as portas oficialmente hoje, dia 15 de fevereiro. O resultado foi uma atraente combinação de design, cultura e gastronomia, que une ambientes de época e tecnologia avançada.

O Belga Hotel fica no Centro Histórico do Rio de Janeiro, a 100 metros da estação de metrô e do VLT, integrando o centro financeiro e o corredor cultural ao aeroporto Santos Dumont e à rodoviária, além das praias da Zona Sul.

Duas semanas antes da inauguração, Travelpedia foi convidado para conhecer e testar as instalações. A reforma preservou características clássicas do prédio, como as janelas, o elevador pantográfico e a escadaria em mármore Carrara. Com apenas 25 quartos, divididos em três categorias – Standard, Superior e Executivo – conseguiu mesclar o antigo e o moderno com muito estilo.

Tecnologia – Apesar de ocupar um edifício de 90 anos, o Belga Hotel incorporou inovações tecnológicas pouco comuns no País. É o caso das Smart TV com tela de LED nos quartos. Através delas será possível, inclusive, fazer o check out. O sistema permite o espelhamento com o notebook, tablet ou smartphone para ouvir música, assistir filmes ou jogar games na tela grande. Claro que com o wi-fi de alta velocidade disponibilizado gratuitamente.

Banheiros – Não são grandes, mas, garanto, são muito diferentes dos que estamos acostumados. O box com vidro leitoso curvo é puro charme. Mas o banho com duchas e os fortes jatos d’água ficam ainda mais gostosos com a iluminação com lâmpadas de LED que ficam mudando de cor. Sim, é isso mesmo. O hóspede pode, ainda, escolher – utilizando um controle remoto – uma das opções que mais lhe agradar. O ponto negativo são os registros na parte de fora do box.

As toalhas – de banho e de rosto – são de bom tamanho, macias e de qualidade. Os amenities também estão longe do box, mas, o gerente-geral garantiu que isso seria corrigido antes da inauguração oficial. O conjunto de sabonete líquido, xampu, hidratante e condicionador são da Terra Brasilis.

Quarto – A localização no centro da cidade exigiu a instalação de isolamento acústico nas paredes e pisos. E funciona bem. Quase não se ouve a agitação matinal na esquina da Av. Marechal Floriano. Para ganhar espaço, os móveis têm design especial. A cama tem colchão firme e ganhou um armário para as malas na parte de baixo, além de um cofre vertical em uma das extremidades. Isso é que eles chamam de conceito smart.

Não há um armário para as roupas, apenas alguns cabides de metal sobre o frigobar. O ar condicionado é individual para cada quarto. A pequena pia está dentro do quarto e não na área do banheiro, o que significa a possibilidade de molhar o chão se não tomar cuidado na hora de escovar os dentes. A bancada também não é muito grande.

Carbonada Flandres: picadinho de carne refogada em cerveja escura e batatas fritas

Gastronomia – O restaurante do hotel, a Belga Brasserie pretende proporcionar uma nova experiência gastronômica para os hóspedes. Clientes externos também poderão saborear as delícias da culinária belga – waffles tradicionais, o delicioso chocolate, a batata frita crocante e as famosas cervejas, além de outras iguarias típicas preparadas pelo chef belga Alexandre Binard.

Durante minha estadia no Belga Hotel, tive a oportunidade de provar – e aprovar – a Carbonada Flandres, um picadinho de carne refogada em cerveja escura e batatas fritas, acompanhado de uma cerveja Trappisten. De sobremesa, crepe de chocolate belga e sorvete.  Antes do jantar, e sob o comando do chef Binard, testei minhas habilidades culinárias em uma noite de “Master Chef”. Foi divertido!

O ambiente inspirador tem ampla área envidraçada e é ideal para conversar e negociar.

Bar – Junto ao restaurante há um bar aconchegante e intimista, onde os clientes poderão desfrutar de um menu especial das famosas cervejas belgas, consideradas pelos especialistas as melhores do planeta. Os executivos da região poderão, ainda, desfrutar duas vezes por semana do Belga Happy Hour, um evento exclusivo com petiscos típicos. Para esses momentos, a dica é saborear os deliciosos Bitterballen, bolinhos de carne com molho especial de mostarda belga, harmonizando com a premiada cerveja Leffe.

Cultura – Os hóspedes do Belga Hotel poderão desfrutar nos inúmeros eventos culturais do bairro. Entre eles, o samba tradicional na Pedra do Sal e a típica boemia, além das diversas exposições no Centro Cultural Banco do Brasil, Museu de Amanhã, Museu de Arte do Rio, Casa França-Brasil, AquaRio, entre muitos outros.

Carnaval – O Belga Hotel abre as portas na semana que antecede o Carnaval, maior evento da cidade. Para curtir a autêntica festa carioca, os hóspedes poderão aproveitar uma grande quantidade de blocos carnavalescos na região do entorno do hotel que arrastam milhares de foliões, como o Escravos da Mauá, o Cordão da Bola Preta, o Bloco da Preta, Fogo e Paixão, Afoxé Filhos de Gandhi, Afroreggae, Poderosas e Monobloco, entre outros. E, claro, também para quem vai assistir aos desfiles das escolas de samba no Sambódromo, uma vez que fica a apenas 1 quilômetro da Marquês de Sapucaí e do Terreirão do Samba.

Avaliação final – Embora os ajustes finais ainda estavam sendo feitos durante o final de semana em que estava hospedado, o Belga Hotel tem tudo para dar certo. Entendo que o foco estará no público corporativo, que vai ao Rio de Janeiro para trabalhar e fazer negócios, podendo aproveitar para esticar o final de semana e usufruir os novos atrativos do entorno.

A proposta do Belga Hotel é oferecer aos hóspedes um alto padrão de produtos e serviços: central de entretenimento, quarto inteligente, wi-fi de alta velocidade, atendimento personalizado, serviço de lavanderia, restaurante internacional, bar intimista, serviços de concierge para passeios turísticos, reserva de ingressos etc. Tudo isso com a cordialidade do atendimento brasileiro e a qualidade do serviço belga.

Serviço

Endereço: Rua dos Andradas, 129, Centro – Rio de Janeiro (RJ)

Telefone: (21) 2263-9086

Informações: belgahotel.com.br

Fotos: Roberto Maia e Salvador Scofano/Divulgação

*O jornalista Roberto Maia viajou ao Rio de Janeiro a convite do Belga Hotel e da MMA Comunicação
Sair da versão mobile