Ícone do site Travelpedia

Bibliotecas e livrarias que são verdadeiras atrações turísticas

Pode parecer programa de geek, mas visitar algumas bibliotecas e livrarias mundo afora são uma ótima pedida para incluir no roteiro de viagem. Isso porque muitas delas são verdadeiras atrações turísticas, seja por sua arquitetura, design ou por guardarem relíquias históricas. Claro que, para os amantes do livro é certeza de um passeio incrível, mas mesmo que você não seja muito fã de leitura não deixe de dar uma passadinha numa dessas 10 que selecionamos. Confira!

Biblioteca do Congresso

(Washington D.C., EUA)

Foto: WikiCommons

Em um edifício neoclássico de 1897, é a maior do mundo, em seu acervo estão mais de 164 milhões de itens! Dentre os quais 38.6 milhões de livros catalogados e materiais impressos em 470 idiomas; mais de 70 milhões de manuscritos; a maior coleção de livros raros da América do Norte e a maior coleção do mundo de materiais legais, filmes, mapas, partituras e gravações de som. Entre suas relíquias está uma das somente três cópias perfeitas em pergaminho conhecidas da Bíblia de Gutenberg (1455). As outras encontram-se na Biblioteca Nacional da França e na Biblioteca Britânica.

Biblioteca Britânica

(Londres, Inglaterra)

Foto: WikiCommons

Uma das maiores do mundo, em seu acervo estão cerca de 150 milhões de itens, sendo que, a cada ano, milhões de novos são incorporados à coleção. Além do já mencionado exemplar da Bíblia de Gutenberg, entre as preciosidades estão o caderno de anotações de Leonardo da Vinci, material de 300 a.C. a Carta Magna, a gravação do discurso experimental de Nelson Mandela, 310 mil volumes de manuscritos, de Jane Austen a James Joyce, de Händel aos Beatles.

Biblioteca Nacional da França

(Paris, França)

Foto: WikiCommons

A coleção é composta por 15 milhões de livros e materiais impressos, bem como manuscritos, fotografias, mapas, partituras, moedas, medalhas, vídeos, gravações de som… A lista é longa! Mas o que brilha aos olhos por lá são os itens raros, aproximadamente 200 mil volumes, como a já mencionada cópia da Bíblia de Gutenberg e ainda as minutas do processo de Joana Darc e manuscritos originais de Jean Jacques-Rousseau.

Klementium

(Praga, República Tcheca)

Foto: Pixabay

O grande complexo de Klementinum foi fundado pelos Jesuítas em 1556. Inicialmente, os membros da ordem moravam em um antigo mosteiro, mas em 1653 começaram a expandir as instalações. A reconstrução durou mais de 170 anos, o que levou a uma variedade de estilos arquitetônicos. Entre os destaques está o teto repleto de afrescos. Tornou-se Biblioteca Nacional em 1930 e é considerada uma das mais belas do mundo. Abriga mais de 20 mil livros.

Real Gabinete Português de Leitura

(Rio de Janeiro, Brasil)

Foto: WikiCommons

Um tesouro nacional, a associação mais antiga criada pelos portugueses do Brasil após a independência de 1822, teve sua construção iniciada em 1880, nas comemorações do tricentenário da morte do poeta lusitano Luís Vaz de Camões. Sete anos depois o local foi inaugurado pela Princesa Isabel. Entre os cerca de 350 mil volumes estão obras raras, como a “prínceps” (primeira edição) de “Os Lusíadas”, de 1572 e manuscritos autógrafos do “Amor de Perdição”, de Camilo Castelo Branco e o “Dicionário da Língua Tupy”, de Gonçalves Dias, além de centenas de cartas de escritores.

El Ateneo

(Buenos Aires, Argentina)

Foto: Roger Schultz via Flickr

Sem exagero, para quem é amante da literatura dá para passar um dia inteiro observando livros (120 mil exemplares) e admirando a beleza dessa livraria situada dentro de um antigo teatro datado de 1919. Mas, se não for muito seu estilo, apenas aprecie a beleza do local em meio a um cafezinho. Isso porque todas as características foram mantidas, como é o caso dos afrescos no teto. Não em vão é tida como uma das mais belas livrarias do mundo.

Biblioteca Pública de Nova York

(Nova York, EUA)

Foto: JiahuiH via Flickr

Tradicional ponto turístico da Big Apple, serviu de locação de inúmeros filmes rodados na cidade, como Bonequinha de Luxo e o Dia Depois de Amanhã. Fundada em 1895 é uma das mais importantes do mundo. Em seu acervo estão mais de 55 milhões de itens, dentre os quais tesouros como a carta de Cristóvão Colombo anunciando a descoberta do Novo Mundo em 1493 e a partitura de Lover Man escrita à mão por John Coltrane.

Livraria Lello

(Porto, Portugal)

Foto: divulgação

Inaugurada em 1906, e mesclando três estilos arquitetônicos: Neogótico, Art Nouveau e Art Déco, está sempre nas listas das mais belas livrarias do mundo. O que explica ter sido uma das fontes de inspiração da escritora J.K. Rowling (que viveu na cidade) ao criar cenários da saga Harry Potter. Entre seus destaques está uma escada contorcida que os fãs do bruxinho vão logo lembrar das escadas que se mexem em Hogwarts.

Biblioteca Municipal de Stuttgart

(Stuttgart, Alemanha)

Foto: Pixabay

Pode ser uma das mais novas desta listagem, já que foi inaugurada em 2011, no entanto, merece fazer parte das indicações por se tratar de uma das bibliotecas mais tecnológicas do mundo. Moderna, só pelo seu visual (em formato de cubo) e estilo clean (todo branco), já se nota a grande diferença para as demais. O coração da biblioteca segue o design de um antigo panteão.

Livraria Cultura

(São Paulo, Brasil)

Foto: divulgação

Inaugurada em 1969, está num dos endereços mais badalados da cidade, a Avenida Paulista, dentro do famoso Conjunto Nacional. É a maior livraria do país, ocupando aproximadamente 4,5 mil m². Diariamente atrai mais de 10 mil pessoas, entre residentes da capital paulista e turistas.

Foto do destaque: Klementium/ divulgação 

.

*Texto criado pela jornalista para o portal Yahoo! e aproveitado aqui no Travelpedia.
Sair da versão mobile