A SITA, provedora mundial de serviços de TI, desenvolveu a tecnologia Caminho Inteligente (Smart Path), uma solução que permite aos passageiros embarcar e transitar pelo aeroporto simplesmente se apresentando em uma verificação biométrica, sem a necessidade da apresentação do cartão de embarque, passaporte ou documento de viagem novamente.
Com o Caminho Inteligente os dados biométricos do passageiro são capturados através de uma digitalização facial no primeiro toten da jornada aérea. O registro é verificado a partir dos documentos de viagem do passageiro, sendo, normalmente, o passaporte, e um passe único e seguro é criado. Assim, em cada etapa da viagem – check-in, embarque no voo ou controle alfandegário – os viajantes têm acesso de forma simples através da digitalização facial, sem precisar mostrar o passaporte ou cartão de embarque.
Atualmente, a SITA trabalha com as maiores companhias aéreas e aeroportos, visando integrar a biometria na jornada aérea. A expectativa é de que, até 2020, a biometria dos passageiros se torne norma em aeroportos de todo o mundo.