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BlaBlaCar anuncia planos para adquirir Klaxit

A BlaBlaCar, empresa de viagens compartilhadas por meio de caronas, anunciou a aquisição planejada da Klaxit, startup francesa de caronas de casa para o trabalho. Assim, o objetivo é aumentar sua oferta em transporte de curta distância.

O BlaBlaCar Daily, aplicativo lançado pela BlaBlaCar em 2018, permite o deslocamento de casa para o trabalho para otimizar o uso de veículos particulares no dia a dia.

Por sua vez, a Klaxit, criada em 2012, foi responsável por mais de 2,6 milhões de viagens na França em 2022. Além disso, é especializada em deslocamentos diários para as necessidades específicas de empresas e instituições públicas. Assim, com este projeto de aquisição, a BlaBlaCar procura complementar a atividade da BlaBlaCar Daily no segmento dos serviços. Entretanto, não só entre particulares, mas também nos seus acordos com administrações públicas e empresas.

Julien Honnart, cofundador e CEO da Klaxit, garante que “combinando nossas forças com as da BlaBlaCar, permitiremos que milhões de franceses que atualmente viajam sozinhos em seus carros no dia a dia possam compartilhá-lo e ter um impacto social e ambiental real “.

Já Nicolas Brusson, cofundador e CEO da BlaBlaCar, explica que 2023 deve ser o ano para mudar a escala de carona. “Ainda temos um longo caminho a percorrer antes que o uso otimizado de carros particulares se torne um hábito para a maioria dos usuários de carros, mas agora é a hora de seguir em frente”, disse.

Investimentos

Em dezembro do ano passado, o governo francês lançou um pacote de medidas concretas para promover o uso de carona em seu “Plan national covoiturage du quotidien” (Plano nacional diário de caronas). Este plano envolve um investimento superior a 150 milhões de euros para 2023, com o objetivo de atingir mais de 3 milhões de viagens diárias de carona no país até 2024. O governo francês espera que, com essas medidas, sejam economizados 4,5 milhões de toneladas de CO2 por ano.

Entre as 14 medidas do plano está a destinação de 50 milhões de euros para infraestrutura e construção de faixas de alta ocupação. Bem como outros 50 milhões de euros para subsídios de regiões francesas para caronas diárias.

Mas a medida mais relevante é, sem dúvidas, o “bônus covoiturage“: um subsídio direto a novos motoristas de até 200 euros por ano, que soma aos subsídios oferecidos aos passageiros pelas regiões francesas, que inclusive tornam muitas dessas viagens gratuitas.

Sobre a possibilidade de lançar o aplicativo no Brasil, Brusson garante que “na França, há um incentivo direto, inclusive econômico, para o uso da carona. Para a carona diária, é essencial que seja estabelecido um modelo público-privado, e temos interesse em lançar este modelo no Brasil, se este cenário for possível em um nível institucional”.

Foto: divulgação

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