Só em vendas online, a expectativa é de 10 milhões de pedidos durante a Black Friday deste ano, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), chegando a um faturamento de R$ 3,45 bilhões. A data, que se repete na última sexta-feira do mês de novembro, tem origem estadunidense e já foi adotada em vários países, como o Brasil, se tornando uma oportunidade para consumidores encontrarem produtos com grandes descontos, além de resgatar e acumular pontos/milhas com promoções e bônus.
Por isso, a Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF) orienta os participantes dos programas de suas associadas, além de outros que ainda não aderiram, a aproveitaram as possibilidades de acúmulo, como as bonificações oferecidas pelos programas de fidelidade quando das transferências dos cartões.
Além disso, o consumidor pode procurar lojas parceiras de programas de fidelidade para fazer suas compras durante a Black Friday, assim poderá aproveitar os descontos no valor do produto e acumular pontos ao mesmo tempo. Também é uma ótima opção usar o cartão de crédito na ocasião para não perder nenhuma oportunidade de aumentar o número de pontos/milhas que já tem.
Quem compra com cartão em loja parceira pode acumular duas vezes em uma só compra. O mesmo vale para compras online nos parceiros de e-commerce, que oferecem promoções para acelerar o ganho de pontos nesse período.
“É recomendado ficar atento ao site ou aplicativo do programa de fidelidade, além de ver os comunicados enviados por e-mail ou mensagens. As associadas da ABEMF oferecerão benefícios durante a Black Friday, e acompanhar as ofertas e promoções realizadas pelas empresas é uma ótima forma de usufruir desses benefícios”, explica o diretor da ABEMF, Paulo Curro.
O dia é ainda uma ótima oportunidade para resgatar os pontos com promoções, sejam em produtos eletrônicos, eletrodomésticos, utensílios de casa, decoração, vestuário, serviços e livros. Quem quer viajar poderá encontrar passagens aéreas com vantagens especiais de Black Friday.
Mas se ainda não tem um programa de fidelidade, a dica é começar a utilizar já. Os cadastros são gratuitos e ninguém precisa gastar mais para acumular em datas como essa. A ideia é apenas direcionar as compras que já faria para os estabelecimentos que oferecem pontos/milhas.