Ícone do site Travelpedia

Blumenau: 10 patrimônios arquitetônicos para visitar e fotografar

A cidade de Blumenau, localizada na região do Vale Europeu, em Santa Catarina, traduz boa parte de suas raízes germânicas através da arquitetura. O destino apresenta muitas casas e outros imóveis no estilo enxaimel, técnica onde uma estrutura de madeira é preenchida com pedras, tijolos ou taipa. Muito comum na Alemanha, esse tipo de construção faz parte do patrimônio arquitetônico local e enche os olhos dos visitantes que buscam a fotografia perfeita.

A seguir, conheça 10 obras arquitetônicas imperdíveis para visitar em Blumenau e ganhe muitas curtidas em sua timeline.

1 – Parque Vila Germânica

Oktoberfest Blumenau no Parque Vila Germânica (Foto: Alexandre Gonçalves da Rocha/Pixabay)

Projetado para receber grandes festas e eventos, o Parque Vila Germânica (foto do destaque) reproduz a arquitetura de enxaimel por todo o complexo de 26 mil m2. A inspiração europeia está nos restaurantes, nas lojas de souvenires e de produtos regionais e nos espaços para o artesanato típico. É aqui que acontece a grande celebração da cultura e da tradição dos colonizadores de Blumenau, a Oktoberfest Blumenau, a segunda maior do mundo e a maior festa alemã da América do Sul. A cidade é considerada a Capital Brasileira da Cerveja.

2 – Prefeitura de Blumenau

Prefeitura de Blumenau (Foto: Marcelo Martins/divulgação via GVA)

Inspirado nas antigas casas do período colonial, o estilo enxaimel do prédio da Prefeitura de Blumenau atrai muitos turistas interessados em fotos memoráveis e divertidas. Até os anos 1980, a área funcionava como sede para a Estação Ferroviária da cidade. Não à toa, foi instalada no jardim em frente à Prefeitura, na Praça Victor Konder, a primeira locomotiva de Blumenau. Importada da Alemanha em 1908, a máquina ganhou o apelido de Macuca por conta da semelhança entre o apito do trem e o pio da ave macuco.

3 – Antigo Castelinho da Moelmann

Antigo Castelinho da Moelmann (Foto: Rogério Pires/divulgação via GVA)

Típico representante do estilo enxaimel, o prédio foi inspirado em um imóvel datado do século 15 situado na pequena cidade alemã de Michelstadt. Erguido no final dos anos 1970 e com seis andares, o Castelinho abriga atualmente uma loja de departamentos e está instalado na histórica Rua XV de Novembro. É um verdadeiro cartão-postal de Blumenau.

4 – Museu de Ecologia Fritz Müller

Museu Fritz Müller (Foto: Marcelo Martins/divulgação via GVA)

Construída em 1856, a casa que recebe o Museu de Ecologia Fritz Müller é um fiel exemplo do estilo enxaimel, com tijolos vermelhos e estrutura de madeira. Além de admirar sua fachada, os visitantes têm a oportunidade de conhecer a história de Fritz Müller, cientista alemão e morador de Blumenau. Correspondente de Charles Darwin, Müller dedicou sua vida ao estudo da fauna e da flora catarinense. Nos jardins do Museu, há espécies plantadas e estudadas pelo cientista.

5 – Museu Hering

Outro espaço cuja importância está tanto em sua fachada como em seu interior é o Museu Hering. Localizada em uma das vias mais antigas de Blumenau, na Rua Hermann Hering, o museu e as inúmeras edificações que ficam ao seu redor formam um rico patrimônio arquitetônico em estilo enxaimel do século 19.

O Museu Hering resgata e preserva a história de uma das marcas de moda mais tradicionais do Brasil. Ao visitar, o viajante pode customizar sua própria camiseta.

6 – Teatro Carlos Gomes

Teatro Carlos Gomes (Foto: Marcelo Martins/divulgação via GVA)

Também na Rua XV de Novembro, no centro de Blumenau, fica o belíssimo Teatro Carlos Gomes. Grande modelo das artes em Blumenau, o teatro acolhe um dos quatro palcos giratórios existentes no Brasil com 12 metros de diâmetro e capacidade para receber 1.170 pessoas na plateia. É uma verdadeira joia arquitetônica. Além de abrigar a Orquestra de Câmara de Blumenau, o prédio oferece aulas de balé, teatro, dança e música.

Assim como o teatro, a praça à sua frente oferece um cenário natural para belos registros. Duas esculturas de bronze, uma em memória ao maestro Carlos Gomes e a outra, uma alusão ao índio da ópera brasileira “O Guarani” enfeitam a praça.

7 – Fundação Cultural de Blumenau

Catedral São Paulo Apóstolo (Foto: Michele Lamin/divulgação via GVA)

Local de promoção do talento artístico da cidade, a Fundação Cultural de Blumenau mantém os traços arquitetônicos da herança germânica e reúne o Museu de Arte de Blumenau e o Cine Arte. Diversas atividades culturais são realizadas no espaço, incluindo exposições e oficinas de arte. É um importante patrimônio cultural de Santa Catarina.

8 – Catedral São Paulo Apóstolo

A Catedral São Paulo Apóstolo surpreende por seu tamanho e imponência. Originalmente erguida em 1868, a igreja teve que ser reformada à medida que a colônia de imigrantes em Blumenau expandia. O novo projeto arquitetônico, inaugurado em 1963, fugiu do conceito tradicional das igrejas. Além de construída com pedras de granito vermelho e vitrais coloridos, a catedral ganhou uma torre de sinos com 45 metros de altura.

9 – Alameda Duque de Caxias (Rua das Palmeiras)

Caminhar pela primeira rua planejada de Blumenau, com palmeiras imperiais no centro, é um passeio imperdível para compreender a importância do patrimônio arquitetônico do destino. Enquanto caminha, o turista tem a chance de apreciar as nuances e os detalhes das construções em enxaimel e registrar fotografias únicas.

10 – Vila Itoupava

A 25 quilômetros do centro de Blumenau fica a Vila Itoupava, distrito que preserva aspectos autênticos da colonização alemã. Lá, o visitante tem a sensação de estar em um típico vilarejo alemão ao mesmo tempo em que admira as casas em estilo enxaimel com floreiras e jardins. Os moradores são extremamente simpáticos e a rica gastronomia é marcada por bolos, cucas, café, geleias, marreco com repolho roxo e muito mais.

Foto do Destaque: Parque Vila Germânica – divulgação via GVA
Sair da versão mobile