Ícone do site Travelpedia

Bom Retiro reúne atrativos para aproveitar as férias em São Paulo

Tradicional bairro da capital paulista, o Bom Retiro tem espaços interessantes para aproveitar as férias em São Paulo. Entre os atrativos estão, por exemplo, desde os museus e restaurantes até um hub dedicado à moda e à cultura coreana.

O Bom Retiro, na região central, foi eleito, em 2019, o 25º bairro mais cool do mundo pela revista britânica Time Out. Além disso, o bairro é considerado o coração têxtil de São Paulo. Por outro lado, a região é conhecida por acolher imigrantes sírios, libaneses, turcos, africanos, israelitas, italianos, portugueses, sul-coreanas, entre outros. Assim, tornou-se rica em cultura e gastronomia.

Pensando em toda essa diversidade cultural e miscigenação, confira alguns dos espaços mais legais para aproveitar as férias no Bom Retiro.

Oficina Cultural Oswald de Andrade

Foto: Wikimedia Commons – Ghislaine Lamounier

Com sede em um edifício neoclássico inaugurado em 1905, a Oficina Oswald de Andrade oferece diversas atividades gratuitas, que abordam diferentes linguagens artísticas. Entre elas estão, por exemplo, artes cênicas, artes visuais, audiovisual, gestão cultural, literatura, moda, exposições, espetáculos de dança, teatro e música, entre outras.

Pinacoteca do Estado de São Paulo

Foto: Amanda Lins/Unsplash

Considerado um dos mais importantes museus de artes visuais do Brasil, a Pinacoteca é o museu mais antigo da capital paulista. Fundada em 1905, ela conta com um acervo permanente com cerca de 9 mil obras – principalmente na arte brasileira do século 19. Entretanto, também recebe inúmeras exposições contemporâneas.

A estrutura charmosa da Pinacoteca por si já é suficiente para fazer belas fotos. Mas, além disso, o prédio conta com um café super agradável, com vista para o Parque da Luz.

Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto

A primeira sinagoga do Estado de São Paulo, construída em 1912, foi transformada no Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto. Foi fundado em 2016 para preservar a cultura judaica e honrar a memória de seus imigrantes. Assim, além de uma exposição permanente sobre o Holocausto, recebe mostras esporádicas.

Entre as inúmeras peças expostas, o Memorial traz verdadeiras preciosidades. Entre elas, por exemplo, o “Diário de Viagem de Henrique Sam Mindlin”. O texto escrito em 1919 pelo garoto de apenas 11 anos, já no navio, narra sua jornada de Odessa até o Rio de Janeiro.

Estação da Luz

Foto: Pixabay

O prédio histórico da Estação da Luz foi tombado em maio de 1982 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (Condephaat). Além da estação, a construção ocupa o Jardim da Luz e abriga o Museu da Língua Portuguesa, mais um roteiro imperdível para os que desejam passear na região do Bom Retiro, que tem ainda a clássica Sala São Paulo.

Bellapan Bakery

Considerada uma das padarias coreanas mais tradicionais do Brasil, a Serafina Ahn comercializa doces e salgados inspirados na Coreia. E todos são adaptados ao paladar brasileiro. Além disso, eles também têm opções nacionais. Porém, os destaques ficam por conta dos produtos orientais, entre eles o feijão azuki, o bolinho de arroz com feijão que nada se parece com a refeição nacional. Vale a visita.

Bistrô da Sara

Fundado há mais de 60 anos, o bistrô é um dos restaurantes mais frequentados da região do Bom Retiro. Com um clima acolhedor, o espaço serve almoços e jantares, tudo no sistema à la carte. Com uma culinária contemporânea, o espaço é reconhecido por seu cuidado personalizado, além da originalidade de sabor. Entre os pratos famosos está o salmão caramelizado com molho de laranja e gengibre.

Namu Coworking

Foto: divulgação via Tangerina Conteúdo

Com nome inspirado pela cultura coreana, país de origem de suas fundadoras, o Namu Coworking é o primeiro mega hub de moda do Brasil. Localizado no Shopping Ksquare – Rua Guarani, 266, 1º andar –, o maior da região, o espaço conta com 2,4 mil m². Assim, são 400 posições dedicadas ao trabalho colaborativo, ateliê de corte e costura, showrooms, salas para workshops, reuniões, palestras, eventos e desfiles. Além disso, há 35 salas privativas, auditórios, lounge, rooftop, área kitchen e estúdios para sessões de fotos e gravação de vídeos e podcasts.

Por fim, durante a Copa do Mundo de 2022, a arena do Namu transmitiu os jogos da seleção da Coreia do Sul e reuniu muitos imigrantes. Porém, o espaço é destinado não só aos que desejam trabalhar, mas também aos que querem conhecer um pouco mais sobre moda e a cultura do país asiático.

Foto do destaque: Pinacoteca do Estado de SP (Levi Fanan/divulgação)
Sair da versão mobile