A cerveja, bebida mais adorada pelos brasileiros, nunca esteve tão em alta. E vive um cenário em franca ebulição: cervejarias artesanais, micro produções quase caseiras e rótulos dos mais inventivos – o que pode incluir desde açaí até de ostra. Isso não quer dizer invencionices não. São cervejas feitas com propriedade e algumas, inclusive até premiadas internacionalmente.
Quando estiver pela Itália, não perca a chance de provar a Birra del Borgo, em Rieti, arredores de Roma. Marca que, no centro histórico da capital italiana, possui vários endereços que unem gastronomia e cerveja. Aliás, um dos mais badalados é o Open Baladin, a 5 minutos da tradicional praça do Campo dei Fiori. Considerado o templo das ‘geladas’ italianas, tem mais de 160 rótulos, de várias empresas. Inclusive, é deles a cerveja feita com ostra, batizada de Le Perle ai Porci.
Um “cigano” do mundo da cerveja
Já em território escandinavo, quem vai à Copenhague, na Dinamarca, deve conhecer as criações da Mikkeller, de Mikkel Borg Bjergsø, tido como o mestre cervejeiro mais inventivo do planeta. Aliás, o especialista é considerado um “cigano” neste mundo da cerveja, o que significa que a empresa não tem sede fixa e ele vai fazendo experiências e parcerias por onde passa.
Tal como os italianos, a empresa dinamarquesa tem vários negócios que unem comida e a bebida. Assim sendo, dois dos mais badalados estão no bairro Vesterbro, o mais moderno e vibrante da capital. O Mikkeller Bar e o Øl & Brød estão dispostos quase lado a lado, no mesmo quarteirão da rua Viktoriagade.
Estados Unidos e a cerveja
E que tal visitar a terra natal da explosão de cervejas artesanais na Califórnia? Com quase duas dúzias de membros na associação de cervejeiros, a Cidade da Baía se destaca como uma meca para os amantes da cerveja. Certamente que no topo da lista está a Anchor Brewery que faz, desde 1979, sua cerveja “espumosa” no ensolarado bairro de Portrero Hill. Siga para Haight-Ashbury para cervejas acondicionadas em barris no popular Magnolia Pub; já em Mission District, prove as experimentais usando yerba mate, um chá de ervas sul-americano, na Cerveceria de MateVeza.
A Kona Brewing Co. – a maior cervejaria artesanal do Havaí – também é daqueles lugares que valem a parada quando neste paradisíaco destino. E, por fim nos Estados Unidos, não podemos deixar de mencionar também St. Pete/Clearwater, na Flórida, mas que é tão capítulo a parte, que deixamos aqui um link que aborda a temática.
Já no Brasil, a Amazon Beer como o nome já denuncia, é focada em ingredientes da região amazônica. Aliás, é visita obrigatória para quem está em Belém, cidade que abriga a sede e o bar da cervejaria. Fica na charmosa Estação das Docas, antigo galpão revitalizado, que é perfeito para contemplar o fim de tarde na companhia de uma boa cerveja. Por fim, boas sugestões são as de frutas locais como as de açaí e de taperebá.
E, quem não puder ir até algum destino do mundo provar as muitas opções de cervejas existentes, fica a dica do Empório da Cerveja que comercializa vários rótulos. 🙂
Foto do destaque: Pixabay
Colaboração editorial: Carolina Maia
.