Ícone do site Travelpedia

Booking.com divulga pesquisa sobre o perfil do viajante brasileiro

Nesta terça-feira, dia 06/11, o Travelpedia participou de uma ação bem interessante da Booking.com, líder mundial em conectar os viajantes com opções incríveis de lugares para ficar. Visitamos três propriedades Booking.com aqui em São Paulo: o apart Vossa Bossa Stay, na Consolação; o hostel Brazilodge na Vila Mariana e o luxuoso hotel boutique L’Hotel Porto Bay na região da Paulista. A ideia era mostrar a diversidade de tipos de acomodações que a plataforma disponibiliza. Bem como aproveitar para, de um jeito diferente, divulgar dados de uma pesquisa* inédita sobre o perfil do viajante quando o assunto é a viagem feita no período de verão brasileiro.

A ideia deste passeio era abordar as férias de verão com a diversidade de propriedades em São Paulo. Há muito mais que hotéis na plataforma. São mais de 30 tipos de acomodações indo desde o tradicional até propriedades inusitadas como iglu e casa na árvore. A Booking é a que mais tem hospedagens não tradicionais, são mais de 5 milhões desse tipo. Ou seja, tem de tudo – para todos os gostos e bolsos! 🙂

Golden Crown – Levin Iglut (Foto: reprodução do site Booking.com)

No tour visitamos lugares que combinam com a estação mais quente do ano e que, segundo a pesquisa da Booking.com, é a preferida de 48% dos viajantes brasileiros. Número que aumenta para 56% quando considerados os millennials, os viajantes de 18 a 24 anos. Apesar disso, os dados apontam que, apenas 17% já estão com tudo planejado, inclusive com viagem marcada e comprada para as férias de verão que estão logo aí. Enquanto isso, quase metade (48%) ainda não começou a planejar.

Apesar do pouco planejamento, em geral, o estudo aponta que os principais motivos para escolherem essa estação para viajar são “menos trabalho e mais disponibilidade” (49%), “as pessoas estão mais disponíveis para me acompanhar” (38%) e “época de férias escolares e quando posso viajar com meus filhos” (31%).

Para o gerente de comunicação da Booking.com para a América Latina, Luiz Cegato, a pesquisa reforça o perfil de um viajante que tem se adaptado cada vez mais ao cenário atual. “Os brasileiros amam viajar e, mesmo os mais precavidos, fazem de tudo um pouco para que tenham ao menos uma oportunidade de conhecer um destino novo ou revisitar algum lugar com seus amigos e familiares. Eles avaliam um conjunto de fatores e organizam suas viagens em cima disso, o que faz com que, às vezes, haja uma maior flexibilidade e, por isso menos planejamento com antecedência”, afirma.

Boa localização e com vista, por favor!

Tendo em vista que, segundo o levantamento, ter uma vista agradável é importante para 57% das pessoas que reservam hospedagem. E, frente ao fato que 31% das pessoas que viajam no verão procuram lugares que estejam próximo ao burburinho. A primeira propriedade visitada foi o apart Vossa Bossa Stay, na Consolação, uma das regiões mais badaladas da capital paulista nestes quesitos. Ainda mais se levar em consideração que o apart fica no edifício London-SP que possui a maior piscina suspensa da América Latina com raia de 50 metros. De quebra ela ainda é de borda infinita. Para quem ficou curioso, se trata da foto do destaque desta matéria. 😉

A média da diária é entre R$ 220 e R$ 250, porém varia muito, dependendo da temporada ou da procura. Durante a época do festival Lollapalooza tende a ser super concorrido. O tempo de permanência no apart costuma ser de 2 dias e o perfil dos hóspedes é, em sua maioria, de jovens que fogem do tradicional. E, curiosamente, não é só de gente fora de São Paulo, muitas vezes o público é também de locais. Dia do Namorados, por exemplo, é muito comum casais se hospedarem para ter uma celebração diferenciada.

Frente ao fato que, quase um quinto (4%) dos brasileiros gostam de ficar em hostels durante sua estadia. E sobe para 9% quando o viajante está solo. A segunda parada do tour foi no hostel Brazilodge a 10 minutos da estação de metrô da Vila Mariana. Mas, para quem preferir, fica a dica: a propriedade disponibiliza serviço de transfer, com valor que varia de acordo com a logística, apesar de que aeroportos costuma ser um preço fixo. Além do ambiente agradável, e staff para lá de simpático, o hostel de 23 quartos ainda conta com serviço de camareira. Uma maravilha né?

Por fim, na região da Paulista, passamos pelo luxuoso L’Hotel Porto Bay, estilo hotel boutique, que conta com apenas 84 quartos. Isso porque, dados da pesquisa apontam que: 54% dos brasileiros responderam preferir ficar em hotéis, tanto para destinos nacionais quanto internacionais. Enquanto que, 48% estão abertos a hospedagens alternativas como pousadas, albergues, casas e apartamentos. Pouco mais de um quarto (26%) costuma ficar em pousadas, 14%, em casa ou apartamento alugados, 4% costumam usar os hostels durante as férias de verão, e apenas 2% utilizam campings.

Onde se hospedar é crucial!

O levante ainda mostrou que metade dos brasileiros (55%) fará viagens de até 10 dias, enquanto um quarto (25%) dos viajantes afirmam que farão uma viagem mais curta. Já os viajantes mais velhos e de classes mais altas (31%) passarão mais de 11 dias fora de casa. Para isso, de modo geral, 92% dos viajantes brasileiros se informam em sites de busca de acomodação e 57% já usaram app para reservar uma acomodação.

Afinal, mais de dois terços dos viajantes brasileiros (69%) consideram a hospedagem como um fator muito importante para a satisfação geral da viagem, e cerca de 8 em cada 10 viajantes (85%) usam fotos das acomodações como fonte de informação para planejarem suas viagens de férias.

Além disso, a pesquisa mostra que mais de três quartos (79%) vão viajar para destinos domésticos, sendo a maioria (53%) para fora de seus estados. E como verão, normalmente, pede calor, mar e descanso, não é surpresa que o Nordeste seja o grande sonho do brasileiro. Mais da metade (60%) dos viajantes do País citam as praias do Nordeste como destino preferido.

*O levantamento sobre o comportamento do viajante brasileiro durante as férias de verão foi realizado com 1.018 pessoas nas cinco regiões do País.

Fotos: Carolina Maia
Sair da versão mobile