Mineirinho Arretado, Nuuu que trem baum, Caipira de Responsa e Mineiro da Gema. Esses são alguns dos pratos que participam do Botecar 2023. A 7ª edição do festival gastronômico de bares da capital mineira – primeira após a pandemia – homenageia Minas Gerais nos nomes dos pratos e em seus ingredientes e temperos. Assim, 37 botecos localizados em todas as regionais da cidade, servem pratos que concorrem ao mais saboroso do evento, de 31 de outubro a 30 de novembro.
Vencedor da edição 2019, o proprietário do bar Kxote, Fabrício Ferreira, concorre este ano com o prato BenzoDeus. “É um ossobuco braseado com cerveja preta ao molho da casa, acompanhado de purê cremoso de batata, jiló crocante recheado com bacon e muçarela e couve crispy”, explica. “Quando recebemos o tema do Botecar deste ano, pensamos logo em um prato aconchegante, assim como nós, mineiros. Criamos, então, uma proposta diferente do convencional, buscando sempre manter a essência e o sabor mineiro. Uma verdadeira explosão de sabores”, conta.
Fabrício adianta que está cuidando também da decoração. “Estamos complementando nossa decoração, composta de motos, quadros e antiguidades, com os enxovais que o Botecar e a Petra estão nos disponibilizando”, releva. Os preparativos são recomendações da organização do evento para tornar a experiência ainda melhor para os clientes. Cada boteco deverá elaborar seu tira-gosto com concepção livre. Os preços são recomendados entre R$30 a R$40. A mineiridade foi o tema escolhido para os pratos. O objetivo é valorizar a culinária de boteco de raiz, reforçar a identidade da cidade como a capital nacional dos botecos e homenagear a riqueza e a diversidade da culinária tradicional.
Voto popular
O vencedor do Botecar será escolhido pela soma dos votos de um júri especializado e do público, que vai eleger o melhor boteco, considerando critérios como sabor do tira-gosto, temperatura da bebida, ambiente e atendimento. O voto popular será registrado por meio de um QR code e direcionado para a plataforma de votação, digital. A apuração dos votos será auditada por empresa de especializada, independente. A divulgação do resultado acontecerá em uma cerimônia de premiação fechada para convidados. Os nomes de todos os bares e pratos podem ser conferidos no endereço do Botecar no Instagram: @festival_botecar.
Para promover a capital por meio da gastronomia, fortalecer as relações institucionais e possibilitar o cumprimento de diversos compromissos pactuados junto à Unesco a partir da conquista do Título de Cidade Criativa da Gastronomia, a Belotur – patrocinadora do evento ao lado da cerveja Petra – está cadastrando o Botecar na 1ª edição da Bienal de Gastronomia de Belo Horizonte, até o dia 31 de outubro.
Por fim, na programação, estarão reunidos chefs renomados, como Leonor Espinosa, eleita em 2022 a melhor chef de cozinha do mundo pela revista britânica Restaurant. Além dele, Janaina Rueda, chef e sócia da Casa do Porco, em São Paulo, eleito em 2022 o 7º melhor restaurante do mundo (World’s 50 Best) e Edson Leite, fundador do projeto ‘Gastronomia Periférica’. A programação completa da Bienal será divulgada em breve.
SERVIÇO
Botecar 2023
- Data: 31 de outubro a 30 de novembro
- Informações: @festival_botecar
Fotos: Pádua de Carvalho/divulgação
Veja também: Tiradentes – Culinária para aquecer o estômago e a alma