O Embaixador dos Países Baixos no Brasil, Kees van Rij, o Ministro de Turismo, Assuntos Econômicos, Transportes e Telecomunicações de St. Maarten, Stuart Johnson, e o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, assinaram no último dia 8 de julho o “Acordo de Transporte Aéreo” entre a ilha de St Maarten (lado holandês) e o Brasil. O acordo amplia as perspectivas de rotas para o Caribe e faz com que a volta da oferta de um voo direto entre Brasil e St. Maarten seja mais uma vez possível.
É a oportunidade, por exemplo, de ver concretizada a retomada do voo regular operado pela GOL. O trato também permitirá que operadoras de viagem celebrem contratos de codeshare, interline e leasing ligando os dois países.
Com a assinatura do acordo de céus abertos, a expectativa é que aumente o fluxo de visitantes brasileiros para St. Maarten. “O mercado brasileiro nos permitirá estender a temporada de turismo para os meses de baixa temporada, quando visitantes de outras nacionalidades, como os americanos, tendem a passar férias na Europa”, disse Johnson.
Pesquisas realizadas por St. Maarten apontam que os sul-americanos são os que mais gastam durante viagem à ilha. “A ênfase no Brasil, com o trabalho que já vêm sendo feito ao longo dos anos, e agora com a assinatura do acordo, certamente criará muitas novas oportunidades para a economia de St. Maarten”, ressaltou o ministro. “Espero que o serviço aéreo ligando os dois países continue a crescer, estimulando bons negócios para ambos os destinos.”
Após a formalização do acordo em Brasília, a delegação de St. Maarten seguiu para a Cidade do Panamá, para reuniões com a diretoria da Copa Airlines, dando andamento às ações de promoção turística da ilha.