Em termos comparativos, os brasileiros fizeram mais viagens internacionais em 2017, mas, mesmo assim, ficaram entre as cinco nacionalidades que menos viajaram internacionalmente naquele ano. Por outro lado, os brasileiros são a sétima nacionalidade que mais fez viagens domésticas de duração acima de cinco dias em 2018, tendo subido três colocações em relação ao ano de 2017.
Os principais fatores que influenciam na escolha do destino para os viajantes brasileiros são segurança (88%), paisagens naturais deslumbrantes (88%), limpeza (87%), culinária local (87%), praias de qualidade (86%), baixos custos de alimentação e atrações (84%), entre outros. Ao mesmo tempo, as principais preocupações em meio aos viajantes do país são: ter algo roubado (47%), estar em algum lugar onde não se sintam seguros (43%) e a experiência da viagem não valer o investimento (36%).
De modo geral, 25% dos brasileiros passaram de 5 a 9 dias viajando a lazer no ano passado. Para este ano de 2019, 82% dos viajantes brasileiros pretendem fazer ao menos uma viagem doméstica curta (1 a 4 dias), 70% pretendem fazer uma viagem doméstica de maior duração (acima de 5 dias) e 47% pretendem fazer uma viagem internacional de duração mínima de 5 dias.
Na hora de reservarem suas acomodações, 42% dos viajantes brasileiros o fazem por conta própria e 56% usam sites e aplicativos para isso. Além de preços e localização, outros três grandes fatores que influenciam a escolha da acomodação são avaliações dos hóspedes (38%), métodos de pagamento (36%) e instalações da acomodação (32%). Por fim, os serviços e amenidades mais importantes de uma acomodação são wi-fi gratuito (72%), ar condicionado (71%) e restaurante no local (63%).