Os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro certamente será uma boa oportunidade para aumentar o faturamento de muita gente. É o que espera o empresário Alessandro Catenaci, da Lata de Ar. Em 2013, de olho na Copa do Mundo aqui no Brasil, o empresário Alessandro Catenaci resolveu investir em uma ideia antiga e colocou no mercado um conceito inusitado de souvenir. Ele começou a vender “ar enlatado” de algumas das mais turísticas cidades brasileiras.
“Há cerca de 20 anos fiz uma viagem à Europa e vi algo parecido. Fiquei com isso na cabeça até que resolvi colocar em prática, recriando e modernizando a ideia de vender o ar das cidades, com o propósito de oferecer às pessoas um pouco da atmosfera do lugar que elas visitam. E a ideia deu certo”, explica Catenaci, hoje proprietário da empresa Lata de Ar.
Com um investimento de apenas R$ 15 mil – para fabricar as primeiras 3 mil latas -, a empresa Lata de Ar não para de aumentar seu mix de produtos e fatura hoje mais de R$ 120 mil ao mês. Atualmente, vende o “ar” de 13 cidades brasileiras e também de Nova York, iniciando seu processo de internacionalização e exportação dos produtos.
E os turistas que vierem ao país para acompanhar a Olimpíada poderão levar para casa o “ar” do Rio de Janeiro. Na lata, aquela de sardinha que encontramos no supermercado, estão os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro e a composição do ar não poderia ser mais agradável: 12.5% de bossa nova, 12.5% de samba, 12.5% de corcovado, 12.5% de Pão de Açúcar, 12.5% dos Arcos da Lapa, 12.5% de Maracanã, 12,5% de Copacabana e os outros 12.5% de Ipanema.
Quem preferir, também pode levar o ar do “Brasil” na bagagem. Este, por sua vez, composto por samba, futebol, carnaval, axé, Amazônia, bossa nova, Copacabana e Cristo Redentor.
Cada lata custa em média R$ 12 e pode ser comprada pelo site da Lata de Ar ou nos pontos de venda espalhado em todo o país. Os produtos também estão à venda no aeroporto Tom Jobim/Galeão.
Fotos: divulgação