Ícone do site Travelpedia

Brimas volta a São Paulo em curta temporada no Teatro Folha

A comédia Brimas, de Beth Zalcman e Simone Kalil, voltou a São Paulo em curta temporada no Teatro Folha. Com direção de Luiz Antônio Rocha, a peça baseada em histórias reais, que fez grande sucesso de público e crítica no Rio de Janeiro, reestreou na capital paulista e fica até o dia 31 de agosto, em sessões às quartas e quintas-feiras, às 21h. Travelpedia foi assistir.

Em 2015, a montagem recebeu indicação ao Prêmio Shell na categoria Melhor Texto. No ano passado, reestreou para mais uma temporada de sucesso na cidade Maravilhosa e também fez temporada em Sampa.

Através das histórias reais de suas avós, Beth e Simone escreveram a peça para trazer ao palco Ester e Marion. Ambas saíram jovens de seus países de origem, Egito e Líbano, respectivamente, e foram acolhidas no Brasil no início do século passado. As personagens, uma judia e a outra católica maronita, estabelecem uma relação de amizade, convivendo com tolerância e respeito, valorizando a riqueza da diversidade cultural e religiosa de cada uma.

No palco, as imigrantes revivem suas histórias enquanto preparam quibes para um velório. O riso, a saudade da família e as memórias do passado se misturam nessa história cheia de emoção e sabedoria.

A peça reflete o Brasil que acolhe e mistura as diferentes culturas, independente de nacionalidade ou crença religiosa. É um contraponto à realidade atual em que tantos refugiados no mundo têm suas travessias interrompidas.

Interação e identidade com a plateia

As atrizes interagem com o público, o que ajuda para a maior identificação com a plateia. No início, antes de subirem ao palco, elas distribuem quibes a alguns espectadores. Fui um dos privilegiados e pude provar o saboroso quitute árabe. Estava delicioso! E, após o término da apresentação, ambas recebem os espectadores na parte de fora do teatro. Oportunidade para fotos e venda de catálogos da peça, que foram confeccionados com papel reciclado e ecológico. Eles têm sementes de temperos e podem ser “plantados”.

Nesse momento de descontração, Beth Zalcman falou sobre sua avó. “Falar dela é falar de identidade construída pelo afeto, pelo cheiro e sabores da comida, pelos gestos, pela voz, pelas histórias vividas e sentidas. É disso que Brimas trata. A possibilidade de encontros, de paz, independente de crenças. Principalmente nesse momento atual que convivemos com tanta intolerância”, comentou a autora e atriz.

Simone Kalil ressaltou que o texto mostra a força das matriarcas que representam tantos outros imigrantes. “Brimas fala do Oriente Médio e do Brasil. E mostra o que existe de mais humano em nós: o amor, a saudade, a família, a fé e a alegria”, concluiu.

Beth Zalcman – Autora, atriz, cantora e preparadora de elenco. No teatro atuou em “Boa Noite Mãe” (2015), “As Polacas, Flores do Lodo” (2012/2013), “Theatro Musical Brasileiro” (1987), “Faces, o Musical” (1986), “Ensaio nº 1” (1984) e “A Terra dos Meninos Pelados” (1983). Na TV, participou das novelas “Insensato Coração”, “Joia Rara”, “Laços de Família” e “Velho Chico” na Globo; “Conselho Tutelar” e “Milagres de Jesus” na Record; e “Floradas na Serra” na Manchete. No cinema, interpretou Dona Marisa Letícia no longa “Polícia Federal, a Lei é Para Todos”; atuou no ainda inédito “Solteiras Quase Surtando” (2016), “Pesadelos Urbanos”, “O Peregrino, História de Paulo Coelho” e “História Íntimas” (2015). Em 2011 realizou o show solo “Lado B” e integrou a banda “O Que é Que Tem Dentro?”. Desde 1995, cria espetáculos para campanhas e projetos corporativos e culturais. No exterior, atuou nos EUA, China, Tailândia e Dinamarca.

Simone Kalil – Autora e atriz, é bacharel em Direção Teatral pela UFRJ e mestre em Sociologia. De 2013 a 2015 esteve em cartaz com o monólogo “Morde!”, inspirado em livro homônimo, ambos de sua autoria. Dirigiu “A Árvore dos Mamulengos” e recebeu 21 prêmios e indicações. Escreveu e dirigiu o musical infantil “Caixa de Ferramentas”, em cartaz no Centro Cultural da Justiça Federal. Participou do filme “A Dona da História”, na minissérie “Dois Irmãos” e no primeiro capítulo da novela “Rock Story”. Preparou o elenco do filme “Você Não Serve”. É professora no Sesc Niterói e na Escola de Teatro Martins Penna. Acumula experiência teatral nos EUA e na França.

Foto: Roberto Maia

Ficha Técnica

Texto e atuação: Beth Zalcman e Simone Kalil

Direção: Luiz Antônio Rocha

Assistente de direção: Valéria Alencar

Cenário e adereços: Toninho Lôbo

Figurino: Claudia Goldbach

Iluminação: Aurélio De Simoni

Realização: Mabruk Produções, Espaço Cênico, Mimica em Trânsito

Serviço

Local: Shopping Pátio Higienópolis – Teatro Folha

Endereço: Avenida Higienópolis, 618 – São Paulo – SP

Temporada: até 31 de agosto

Dias e horários: quartas e quintas-feiras, às 21h

Duração: 70 minutos

Classificação indicativa: 10 anos

Ingressos: R$ 50 (setor 1) e R$ 30 (setor 2) – Valores referentes a ingressos inteiros. Meia-entrada disponível em todas as sessões e setores de acordo com a legislação.

Televendas: tels. (11) 3823-2423 | 3823-2737 | 3823-2323

Informações: tel. (11) 3823-2323 | teatrofolha.com.br

Fotos: Guga Melgar/divulgação
Sair da versão mobile