Escolher o que fazer em Buenos Aires é sempre um dilema. Uma das capitais mais dinâmicas do mundo, tem opções para todos os gostos. Assim, as noites oferecem desde festivais de música eletrônica até óperas e balés no Teatro Colón. Há, ainda, desde as tradicionais casas de tango até os modernosos bares escondidos, os chamados speakeasy. Para quem não sabe, eles não fazem propaganda, não possuem placa e exigem senha para entrada. Portanto, para quem está visitando a capital argentina depois de algum tempo, sempre há novidades.
Assim, neste verão, uma das sensações noturnas são os rooftops, os bares montados nos últimos andares dos prédios, com vistas panorâmicas. E, durante o dia, a onda são os mercados gourmet recentemente inaugurados.
Mercado de los Carruajes
O Mercado de los Carruajes fica em um edifício histórico onde ficavam as carruagens e o estábulo presidencial durante o século 19. Restaurado, ele recuperou a mesma fachada de antigamente. Porém, do lado de dentro ganhou toques modernistas para receber 42 lojas, bares e restaurantes. Atualmente é o principal mercado de varejo gourmet da cidade.
Então, queijarias, lojas de vinhos e doces dividem espaço com bares, cervejarias artesanais e cozinhas. Há desde a tradicional parrilla portenha até frutos do mar, sushi, comida latino-americana e empanadas. Esse mercado fica no centro, próximo à Casa Rosada e Puerto Madero.
Mercat de Villa Crespo
Entretanto, outros mercados também têm atraído os visitantes. É o caso do Mercat de Villa Crespo, localizado próximo ao badalado bairro de Palermo Soho. Instalado em um prédio onde antigamente havia uma fábrica de bolsas, é especializado em ingredientes de produtores artesanais, muitos deles orgânicos. Há desde vinhos e chás a cogumelos, passando por produtos kosher e acessórios para fazer mate.
É conhecido como o Chelsea Market de Buenos Aires, em uma analogia com o famoso mercado londrino. O Mercat de Villa Crespo também tem restaurantes de todos os tipos, de street food e tortillerias até pizzarias, tapas e cozinha do oriente médio. Há, ainda, sorveterias, cervejarias e vinherias.
Mercado Soho
Na mesma região fica o Mercado Soho, que é mais propriamente um espaço gastronômico com áreas de entretenimento. Assim, além de nove restaurantes com diversos tipos de cozinha, tem cervejaria artesanal, wine bar e drinques. Bem como terraços e programação com DJs e bandas se apresentando ao vivo.
Florida 165
Entre os bares, o grande sucesso são os rooftops, que unem drinques criativos e ambientes de design elegante, bem como vistas panorâmicas da cidade. Assim, a moda começou com o Florida 165, na Galeria Güemes, que, embora não seja tão alto, tem uma bela vista das cúpulas dos prédios antigos nos arredores.
Trade Sky Bar
Localizado na avenida Corrientes, o Trade Sky Bar, foi eleito pela revista britânica Time Out como um dos melhores rooftops do mundo. Desse modo, une vista espetacular com o pôr do sol detrás do obelisco, a drinques bastante originais.
Olympo Sky Bar
A novidade mais recente em Buenos Aires – e também a mais alta – é o Olympo Sky Bar. Ele oferece vista de 360 graus a partir do 31° andar de um prédio recém-inaugurado na Avenida Corrientes. Tem mesas no salão e em um terraço ao ar livre.
Crystal Bar
Por fim, em Puerto Madero, o Crystal Bar, instalado na cobertura do Alvear Icon, une um cardápio variado de coquetéis a uma vista privilegiada do porto, bem como da reserva ecológica e do Rio da Prata.
Foto do destaque: Puerto Madero (Gonzalo Kenny/Unsplash)
Veja também: Buser vende viagens para a Argentina e Chile