Sabe aquele cansaço extremo e outros sintomas físicos sentidos depois de um longo voo, atravessando vários fusos horários? Ele é chamado de jet lag e costuma atrapalhar muito os primeiros dias de uma viagem.
Algumas pessoas têm sua própria solução para evitar e/ou superar os efeitos, mas a fabricante de aviões Airbus pretende minimizar o cansaço de cada passageiro do novo A350 XWB, através de uma combinação de avanços tecnológicos.
Espaço – O avião conta com uma cabine projetada para o conforto nas viagem em todas as classes. A econômica tem largura de assento de 45 centímetros como padrão, oferecendo mais espaço para mudar de posição e menos restrição ao passageiro. A amplitude é ainda melhor nas classes premium. O espaço funcional também aumenta com os módulos de entretenimento a bordo discretamente integrados, com cabos que correm sob o piso completamente liso, eliminando os calombos no carpete e as caixas sob os assentos que limitavam o espaço para as pernas.
Clima – Agora a temperatura tem até oito zonas de controle para os passageiros e outras quatro para a tripulação, garantindo mais conforto de todos a bordo. O fluxo de ar na cabine sem corrente é completamente trocado a cada dois ou três minutos, por meio de um sistema otimizado de ventilação lateral e no teto. No A350 XWB o ar externo é filtrado para remover 99,99% de todos os compostos orgânicos voláteis, odores da cabine e ozônio do ar fresco que entra na cabine. Isso é especialmente valioso quando a aeronave está em solo aguardando a decolagem. A altitude reduzida de cabine – simulando um ambiente de não mais do que 6 mil pés em altitude de cruzeiro – proporciona mais oxigênio e mais bem-estar para passageiros e tripulação.
Ruídos – A cabine é pelo menos quatro decibéis mais silenciosa do que aeronaves concorrentes e até oito decibéis mais silenciosa na parte dianteira, o que facilita relaxar sem a necessidade de fones ou tampões de ouvido.
Iluminação – Um sistema customizável em LED permite 16,7 milhões de combinações diferentes de luzes por meio de até 10 mil unidades individualmente controláveis. Até 24 cenários de iluminação personalizáveis e dinâmicos permitem que o ambiente de cabine simule momentos diferentes do dia, imitando o amanhecer e o anoitecer naturais, permitindo que os passageiros se acostumem mais rapidamente com as mudanças de horário.