Ícone do site Travelpedia

Café Monthal abre as portas da fazenda para passeio histórico

A Fazenda Goiabal, local de plantio e produção do café especial Monthal, abre as portas para visitação ao público com datas nos meses de maio e junho. O passeio inclui almoço, lanche, visita às instalações de produção de café, conversa com os proprietários e roda de bate-papo com baristas.

Eleonora Erthal, proprietária do Café Monthal, entra no circuito de fazendas históricas que oferecem uma nova perspectiva sobre a história e o cultivo do café especial. Cultivado nas montanhas de Bom Jardim (RJ), o café é famoso por sua produção em altitude acima de 800 metros. O programa promete surpreender até o mais exigente coffee lover.

Os dias 4 de maio e 22 de junho, foram escolhidos especialmente por conta do início da época das colheitas com os cafezais carregados pelos frutos. A programação conta com atividades que se estendem ao longo do dia, incluindo almoço e lanche, possibilitando uma experiência única aos que estiverem presentes.

“Será uma oportunidade ímpar para o público ter acesso ao um visual deslumbrante que são os cafezais nessa época, bem como entender todo o processo da planta a xícara”, conta Eleonora.

Entre os atrativos estão a sala de acervo histórico da fazenda, visita aos cafezais e às estruturas de secagem do café – a mais de mil metros de altitude -, além de rodas de conversas com os proprietários e baristas. Há, também, uma caminhada até uma cachoeira, vivência de uma torra de café e apresentação de vários formatos de como fazer a bebida.

A fazenda onde é produzido o Café Monthal possui 216 hectares, sendo 45 deles exclusivamente para a produção – que se entrelaçam com a história da família Erthal. Atualmente, o Café Monthal é considerado um dos melhores cafés especiais do Rio de Janeiro. Cada etapa da produção é elaborada com cuidado e rigor. A marca utiliza os melhores grãos de cada safra, com um blend 100% de café Arábico, selecionados com padrão de exportação.

Programação
Dias 4 de maio e 20 de junho

9h30 – Recepção, lanche, bate papo com os proprietários da fazenda e barista.
13h30 – Visita aos cafezais e as estruturas de secagem do café.
11h30 – Almoço feito em fogão à lenha com produtos naturais da fazenda.
13h30 – Bate papo após o almoço com as curiosidades do mundo do café.
14h30 – Visita a sala de acervo histórico da fazenda. No local os participantes conhecerão as diversas formas de extração do café.
15h – Vivenciando uma torra de café.
16h – Caminhada de 800 metros até a cachoeira.
17h – Encerramento com café e um breve lanche.

Serviço
Visita à Fazenda Monthal

Datas: 04/05 e 22/06
Horário: 9h30 às 17h
Preço: R$ 250 sem transporte
Forma de pagamento: 50% no ato da inscrição e o restante no dia do evento.
Acessibilidade: Acolhimento para cadeirante, pessoas com necessidades especiais e idosos.
Inscrições: fazendamonthalexperiencia@gmail.com
Informações: cafemonthal.com.br

Fotos: Divulgação
Sair da versão mobile