Caipirinha dispensa explicações. Afinal, é o drinque ‘oficial’ do Brasil, ganhou fama mundial e tem uma legião de fãs pelos quatro cantos do globo. E sim, é daqueles drinques que alçaram o status internacional e hoje figura nos cardápios de bares dos mais variados sotaques.
No burburinho histórico de Istambul, na Turquia, por exemplo, tem caipirinha – mesmo o país tendo severas restrições à bebida alcoólica nos arredores de suas famosas mesquitas. Mas, garimpando, acha-se: é o caso do Mitani, um charmoso espaço todo decorado com artefatos típicos, estilo que segue também no menu das comidinhas da casa, caso do kebab com pastinhas árabes.
Em Roma, na Itália, também dá para apreciar a caipirinha. E uma das melhores da cidade fica em Pigneto, o bairro alternativo que é reduto cultural e artístico. Entre tantos bares, uma portinha e um letreiro verde e amarelo denunciam um cantinho brasileiro na capital italiana: trata-se do Vida do Brasil, que serve como os italianos dizem, uma caipirinha “mítica”. Ali, só drinques, não há cardápio.
Já em Santiago, no Chile, o caminho indica Liguria, um simpático local que é ponto de encontro de locais. Da boa oferta de acompanhamentos para beliscar, vale apostar nas especialidades locais, como as sempre bem-vindas empanadas, que acompanham com maestria uma boa caipirinha.
E, para quem conhecer alguns outros drinques típicos pelo mundo, fica aqui a dica de leitura. Lembrando que, se beber, não dirija! 😉