Aventureiros e aqueles que querem ter uma conexão direta com a natureza acabam de ganhar mais um roteiro de ecoturismo no Brasil: o “Caminho da Bocaina – Uma Peregrinação na Natureza”. Com 92 quilômetros de extensão integrando as cidades do Vale Histórico Paulista, o percurso começa em Silveiras e acaba em Bananal no extremo do Estado de São Paulo – divisa com o Rio de Janeiro, passando por Areias, São José do Barreiro e Arapeí, todas interligadas pelo Parque Nacional da Serra da Bocaina.
A pequena cidade de São José do Barreiro é o portal do Parque Nacional da Serra da Bocaina, que possui 104 mil hectares e é uma das maiores áreas protegidas de Mata Atlântica do País. É lá que está o maior pico do Estado, o Tira Chapéu, localizado a mais de 2 mil metros e de onde é possível avistar as cidades do Vale do Paraíba, toda cordilheira da Serra da Mantiqueira e a baía de Paraty.
O Caminho da Bocaina, pode ser feito a pé cujo percurso leva cinco dias e de bicicleta finalizado em três dias de uma extremidade a outra. A peregrinação é para aqueles que queiram se desligar da vida corrida das cidades e se conectar com a natureza.
Um dos atrativos no percurso é a vida rural, refeições e hospedagem na casa dos “bocaneiros” permitirão muitas horas de história e a experiência de viver o modo de vida diferente do cotidiano das cidades. Será possível levar as memórias do local por meio do artesanato, doces, queijos dentre outros. Aventura, autoconhecimento, cultura e natureza exuberante é o que o Caminho da Bocaina oferece.
Informações: saojosedobarreiro.sp.gov.br
Fotos: divulgação