Os trilhos mais altos do Brasil
A buzina característica avisa que é hora de partir. Todos a bordo, começa o sacolejo. À medida que ganha velocidade, o balançar fica mais intenso. Os bancos de madeira parecem cúmplices e fazem o corpo acompanhar o vai e vem. O friozinho na barriga é inevitável e arranca sorrisos das crianças, reação comum também entre os adultos.
Assim é o passeio de bondinho, um dos ícones de Campos do Jordão. Aliás, Victor Godinho e Emílio Ribas, quando idealizaram a estrada de ferro, em 1910, para transportar tuberculosos, jamais poderiam imaginar que hoje ela seria um dos principais atrativos turísticos da estância. Sendo assim, com barulho característico, a pequena composição cruza Campos do Jordão desde o portal da cidade até Capivari. São 50 minutos de uma ponta a outra, todos os dias, incluindo feriados.
Os encantos da Mantiqueira também são descortinados a partir de Pindamonhangaba. Um trem de subúrbio faz o passeio de segunda a sábado até o balneário de Piracuama, com paradas durante o trajeto. Embarcar na composição é viajar de volta ao tempo das antigas ferrovias. Sábados e domingos um trem mais moderno faz o mesmo percurso.
Um santuário ecológico chamado Horto Florestal
Pois agora imagine 11 mil campos de futebol cercados pela maior floresta de Araucárias do Estado de São Paulo. Assim é o Parque Estadual de Campos do Jordão, mais conhecido como Horto Florestal. Um santuário ecológico onde fauna e flora típicas da Mata Atlântica estão a salvo. Aliás, só de plantas existem mais de 800 tipos, sendo 25 ameaçadas de extinção. Também estão protegidas quase 70 espécies de animais e 160 de aves. Durante o passeio, não é raro um desses moradores cruzarem no seu caminho.
Toda essa biodiversidade pode ser contemplada de forma mais radical. Dentro do Horto há uma agência de ecoturismo, que oferece bikes para alugar. A Trilha da Cachoeira Galharada é ideal para quem gosta de pedalar. São quase 5 quilômetros de extensão com grau baixo de dificuldade. A pé o caminho dura cerca de uma hora e 20 minutos.
Já a Trilha das Quatro Pontes é mais indicada para quem está com crianças. Tem só um quilômetro de extensão. Agora, se você gosta de subir morros, o caminho dos Campos de Altitude é a melhor opção. Como o próprio nome sugere, são 3 quilômetros morro acima. Lá do alto, a vista compensa o esforço. Quer mais contato ainda com a Mata Atlântica? Então não vá embora sem percorrer os 2.600 metros da trilha do rio Sapucaí.
Por fim, a Trilha da Cachoeira Celestina foi feita para aventureiros natos. Tem 8 quilômetros e exige a presença de um guia. E para quem não gosta de caminhar, existe um trenzinho turístico que percorre o parque. O passeio dura cerca de 40 minutos. Também há uma exposição histórica bem em frente ao estacionamento com dezenas de fotografias que proporcionam uma viagem no tempo desde a criação do Horto, em 1941, até os dias atuais.
Fazendinha: um resgate do mundo do campo
Logo na chegada, o galo é quem faz a recepção. Ele enche o peito e canta dando as boas-vindas. Aos poucos todos os bichos entram no clima e começa a sinfonia! Assim é a chegada na Fazendinha Toriba, em Campos do Jordão.
Patos, marrecos, galinhas de angola, pavão… São mais de 200 aves, e a maioria vive solta disputando espaço com os visitantes. No bosque também há contato direto com carneiros e ovelhas que ficam pastando o dia inteiro. As vacas, os bezerros, os pôneis e mini pôneis podem ser tocados na baia e também alimentados. As crianças adoram!
Além da bicharada, a Fazendinha conta ainda com um horta orgânica e dezenas de árvores frutíferas. Entre as espécies estão pés de ameixa, de pêssego e de limão. Outra atração é a estufa onde são cultivados vários tipos de flores, como Begônia, Gerânio, Petúnia e Brinco de Princesa. O lugar conta ainda com 12 guias para apresentar o ambiente tipicamente rural que encanta desde os mais jovens até os idosos.
Um dia inesquecível
Bem perto da Fazendinha, existe um lugar onde do nascer ao pôr do sol a diversão está garantida. No Tarundu há mais de 33 atividades de lazer e entretenimento que mantém o visitante em contato direto com a natureza. Faça chuva ou faça sol, tem diversão todo dia, o dia inteiro. São 500 mil m² de área verde a 1.700 metros acima do nível do mar!
Entre os brinquedos, o Tubo Insano merece destaque. Trata-se de um escorregador com 110 metros de extensão. A Boia Cross também causa frio na barriga ao deslizar 100 metros morro abaixo até parar em uma piscina de bolinhas. E a Orbit ball, então, é ainda mais desafiadora. A bola enorme, que surgiu na Nova Zelândia, é inflável e rola descontroladamente com até duas pessoas dentro. É adrenalina do começo ao fim.
Cercado por Araucárias, o complexo também oferece arvorismo para adultos e crianças. As tirolesas a 50 metros de altura são as mais procuradas. O voo de 780 metros passa pela mata e cruza todo o complexo de lazer. Por fim, existem ainda passeios de balão que duram cerca de 1 hora. Aliás, o local do pouso é definido pela direção do vento. Ou seja, aumenta ainda mais a aventura!
Foto do destaque: Pixabay
MATÉRIAS RELACIONADAS:
- Campos do Jordão no foco dos viajantes!
- Aventure-se por diferentes trilhas em Campos do Jordão (SP)