Ícone do site Travelpedia

Cancún é o destino mais procurado por brasileiros durante a pandemia

Apesar da crise sanitária em curso no Brasil por causa da pandemia de Covid-19, o México é um dos poucos países do mundo que ainda recebe brasileiros sem restrições. É preciso apenas preencher um questionário on-line e embarcar. Por isso, Cancún passou a ser ótima opção para quem deseja viajar para o exterior. A cidade tem algumas das praias mais deslumbrantes do Caribe, sítios arqueológicos, resorts luxuosos e lugares encantadores como Isla Mujeres, Playa del Carmen, Chichén Itzá, Cozumel e Tulum.

Situada na Península de Yucatán, no estado de Quintana Roo, tem pouco mais de 20 quilômetros de praias de areia fina e águas com um tom azul-turquesa incrível. O destino tem também atrativos culturais como sítios arqueológicos da civilização Maia e parques com vegetação preservada e repletos de atrativos.

Com clima quente durante o ano todo, Cancún tem intensa vida noturna, resorts all inclusive, spas luxuosos, restaurantes internacionais e shoppings fazem da cidade um dos destinos mais visitados do México.

PRAIAS

As praias de Cancún têm tons de azul e o verde, águas cristalinas e areia branca e fininha. Entre as melhores e mais bonitas estão as seguintes:

Delfines » Uma das mais concorridas e com um mirante de madeira que oferece vista panorâmica da região;

Marlín » Localizada próxima ao centro e ao comércio local;

San Miguelito Beach » Uma das mais populares, possui ruínas de antigas casas e uma pirâmide bem conservada;

Gaviota » Possui um lindo tom azul claro e águas mornas;

Tortugas » Próxima ao centro e de onde partem os barcos com destino à Isla Mujeres.

PASSEIOS

Cancún e locais próximos reservam uma série de outros atrativos que valem à pena. São passeios de barco, mergulho, ecoturismo e visita a museus.

Xcaret Eco » Uma das atrações mais visitadas em Cancún, o parque arqueológico reúne atrações como nadar com golfinhos, mergulhar em um rio subterrâneo e um espetáculo noturno.

Xel-Há » Outro importante parque arqueológico. Está a pouco mais de 100 quilômetros da Zona Hoteleira de Cancún e é boa opção para passar um dia inteiro. Uma lagoa natural propicia mergulhos com tartarugas marinhas e muitas espécies de peixes. Distante 16 quilômetros de Tulum, oferece serviço com tudo incluído – comida, bebida, toalhas, guarda-volumes e até o equipamento de snorkel. Os mais corajosos podem mergulhar de um penhasco e fazer tirolesa.

Jungle Tour Adventure » A bordo de uma lancha, o passeio leva os visitantes a um roteiro através de canais entre manguezais na laguna Nichupte até uma incrível barreira de corais. Com equipamento de mergulho ou snorkel é possível vislumbrar cardumes de peixes coloridos nas águas cristalinas da Punta Nizuc.

Cenotes » A formação geológica da região onde está Cancún e arredores abriga esses poços de água formados por rios subterrâneos e revelados há milhares de anos pelo colapso de camadas de rochas calcárias. Os cenotes se interligam e aparecem na superfície na forma de piscinas. Alguns estão escondidos dentro de cavernas, enquanto outros estão próximos da superfície e parecem lagoas.

Na maioria deles é possível nadar e mergulhar com snorkel. Em alguns é permitido explorar os túneis mergulhando com cilindro e acompanhado por guias locais. Entre os mais bonitos estão o Sac Actun e o Cenote Dos Ojos – na verdade são dois cenotes (Dois Olhos) interligados. Eles estão a 20 quilômetros de Tulum e oferecem tours guiados.

MUSEUS

Museu Subaquático de Arte (Musa) » Quem curte museus e gosta de mergulhar não pode deixar de visitar. É um dos museus mais impressionantes do mundo. Ele fica debaixo d’água no mar azul e cristalino de Cancún. O Musa, nos arredores da praia de Isla das Mujeres, reúne cerca de 500 esculturas do inglês Jason de Caires Taylor e outros artistas mexicanos feitas para restaurar os corais e a vida marinha local.

Periodicamente novas obras são adicionadas à coleção. Instalado em área de proteção ambiental, os mergulhos só são permitidos através de uma empresa especializada. E há limitação no número de visitantes por dia. Dá para mergulhar com cilindro, fazer snorkel ou apenas passear no barco com fundo de vidro.

Reprodução do Facebook (@MUSAMexicoOrg·Museu)

Museu Maya e San Miguelito » Localizado no coração da Zona Hoteleira − altura do km 16,5 do Boulevard Kukulcán −, guarda peças da cultura Maia, ferramentas, joias, artefatos de guerra, objetos sagrados dos rituais de sacrifício, cerâmicas, pedras esculpidas e máscaras.

No local também está o sítio arqueológico San Miguelito, um local habitado por mais de 800 anos antes da chegada dos espanhóis. Reúne cerca de 40 construções pré-colombianas, sendo que 14 estão abertas à visitação. Destaque para a Grande Pirâmide e o complexo de Chaac, onde estão vestígios de um antigo palácio com murais em homenagem à divindade Maia da chuva.

PARA CURTIR A NOITE

Reprodução CocoBongo

Um dos points mais procurados é a Coco Bongo, diferente das baladas tradicionais. O lugar tem shows com apresentações de covers de artistas e bandas famosas como Guns N’ Roses, Queen, Michael Jackson e Madonna. Mas o momento mais esperado da noite é a aparição do personagem Máscara, aquele da comédia estrelada por Jim Carrey. A casa foi inspirada em uma boate de mesmo nome que aparece no filme.

Seguindo o mesmo esquema, o Dady’O também tem apresentações performáticas. Outra boa opção é o Señor Frog’s, um bar e restaurante muito divertido e cheio de placas, com sapos por todos os lados e de todos os jeitos. Os drinques são deliciosos e no cardápio estão lanches e comida mexicana.

CHICHÉN ITZÁ

É o mais importante complexo Maia de Quintana Roo e o sítio arqueológico mais visitado do México. Chichén Itzá está a 200 quilômetros a partir de Cancún mas vale à pena visitar. Em 2007, foi eleito como uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo. O passeio ajuda a entender a cultura local e como cada detalhe tinha um significado religioso, político ou econômico.

Templo de Kukulcán » Principal construção do lugar essa pirâmide de 30 metros de altura foi construída para ser uma espécie de calendário. Importante chegar cedo e conhecer o complexo ainda com poucas pessoas e conseguir boas fotos. No horário de pico o número de turistas é bem grande.

Para conhecer mais sobre a civilização Maia não deixe de visitar também o Templo dos Guerreiros, o Observatório e o Cenote Sagrado entre muitos outros locais.

PLAYA DEL CARMEN

Alternativa para fugir um pouco do agito. Além da beleza do lugar, a região é boa para compras. Um centro comercial conhecido como Quinta Avenida reúne lojas e restaurantes. O comércio em geral fica aberto até tarde e há muitos bares com shows e apresentações ao vivo.

COZUMEL

Distante cerca de 2h30 de carro mais ferry a partir de Cancún, a ilha de San Miguel de Cozumel compartilha o mesmo mar incrível que banha toda a região. O centrinho de Cozumel é bem charmoso e a orla concentra várias lojas e restaurantes.

As melhores praias estão no lado Leste, onde há menos rochas na orla. El Ciela é uma das mais bonitas e tranquilas. É selvagem e não tem construções próximas.

Parque Eco-Arqueológico de Chankanaab » É um paraíso para mergulhadores e amantes da natureza. Ideal para passar um dia inteiro. Além da vista impressionante do Mar do Caribe é possível nadar com golfinhos e visitar ruínas da cultura Maia.

Se tiver tempo disponível fique ao menos duas noites em Cozumel. Se não for possível, chegue bem cedinho e volte à noite. Os barcos partem a cada 30 minutos.

ISLA CONTOY

Refúgio de paz e tranquilidade, a Isla Contoy está a aproximadamente uma hora de Cancún. É perfeita para mergulhar com snorkeling entre os recifes de corais. A ilha é bastante preservada e deserta.

Parque Nacional de Isla Contoy » Área protegida que cuida da preservação de espécies ameaçadas de extinção. É um importante santuário de pássaros na região caribenha. O acesso à ilha é controlado e são permitidos apenas um máximo de 200 pessoas por dia. Portanto, chegue cedo para não perder a viagem. O horário de visitação é das 9h às 16h.

TULUM

O lugar é conhecido pelas belas praias e ruínas bem preservadas de uma antiga cidade portuária. Tulum é um importante sítio arqueológico que preserva a cultura Maia. Está a 137 quilômetros da Zona Hoteleira de Cancún. Se não tiver tempo para pernoitar por lá, vale fazer um passeios bate-volta. O litoral da cidade tem cerca de 10 quilômetros e conta com muitos hotéis, bares, restaurantes e beach clubs.

Entre os atrativos está uma grande estrutura em pedra denominada El Castillo (foto acima), situada à beira de um penhasco sobre a praia de areia branca e mar azul-turquesa. Nas proximidades das ruínas o Parque Nacional Tulum esconde alguns cenotes – poços naturais de calcário. O Grand Cenote está a apenas 5 quilômetros de Tulum Pueblo, o centrinho da cidade.

Reserva da Biosfera de Sian Ka’na » É uma das maiores áreas protegidas do México. Criada em 1986 e declarada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco em 1987, é o lar de peixes-boi, tartaruga, crocodilos, golfinhos e mais de 300 espécies de aves. Bem na frente dela está a barreira de corais mesoamericana, a segunda maior do mundo, tornando o lugar perfeito para a prática de snorkeling.

ISLA MUJERES

As águas quentinhas e atividades subaquáticas são a grande atração da ilha. As belas praias de areia branca de Isla Mujeres são emolduradas pelo mar azul-turquesa, enquanto uma vida marinha abundante e recifes de corais compõem um verdadeiro cenário de tirar o fôlego.

A praia mais procurada é a Playa Norte. Ela tem águas cristalinas e calmas. Conta com bons bares e restaurantes, além de resorts all-inclusive.

Outras boas opções de praias são a Paraiso, Lancheros e Indios, todas bem próximo da Hacienda Mundaca. Há restaurantes ao ar livre, lojas de souvenires, banheiros, cadeiras e guarda-sóis.

Dolphin Discovery » Passeio imperdível em Isla Mujeres. A experiência permite que os visitantes nadem com golfinhos.

Esse imenso aquário de golfinhos foi especialmente projetado proporcionar comodidade dos animais no ambiente. O parque abre diariamente das 9h às 17h.

Tubarões » Durante o verão (junho a setembro) é possível nadar com os tubarões-baleia em seu habitat natural. Apesar da fama, eles são dóceis e inofensivos.

Parque Natural Garrafon » Conhecido por sua beleza, reúne recifes e penhascos de frente para as águas azul-turquesa do Caribe mexicano. Distante apenas 25 minutos de Cancún, oferece atividades recreativas como mergulho com snorkel, caiaque, tirolesa e excursões na ilha.

SERVIÇOS

Idioma » Espanhol

Moeda » Peso Mexicano

Visto » Brasileiros não precisam de visto para entrar no México. O passaporte precisa ter validade mínima de seis meses a partir da data de entrada no país.

Fuso horário » Menos 3h em relação ao horário de Brasília.

Clima » Temperatura média anual é de 27 graus. No verão pode chegar próximo dos 40 graus. A alta temporada vai de dezembro a março. Melhor viajar nos meses de maio e junho, fora da temporada de chuvas e com menos turistas.

Como chegar » Não há voos diretos do Brasil para Cancún. As companhias aéreas GOL (via Cidade do México), Aeromexico (via Cidade do México), Avianca (via Bogotá), Copa Airlines (via Cidade do Panamá) e Latam (via Lima) são as opções para quem não tem visto dos EUA.

Onde ficar » A chamada Zona Hoteleira – que tem a forma de um 7 – é a região mais indicada para se hospedar.

A maioria dos hotéis estão localizados no Boulevard Kukulcán, em frente ao Mar do Caribe, e praticam o sistema all-inclusive com refeições, bebidas e até passeios inclusos.

Como circular » A melhor maneira para se locomover em Cancún é de carro. Alugar um carro lhe permitirá circular entre as praias e arredores. O controle de velocidade é rigoroso, fique atento.

Onde comer » Cancún dispõe de boa oferta de restaurantes. Há desde redes americanas como Hard Rock Café, Bubba Gump Shrimp e Olive Garden, até os típicos mexicanos La Parrilla e The Surfin Burrito. Ou especializados em frutos do mar e lagosta como a Casa Rolandi e o Lorenzillo’s. Para quem não abre mão de carnes há o argentino Puerto Madero e a churrascaria brasileira Bovino’s. Experimente o tour de tacos e cervejas.

Taxback » Nas compras com valor mínimo de US$ 100 nas lojas conveniadas, solicite um documento que permite a devolução do imposto pago. Para receber basta entregar no aeroporto juntamente com uma cópia do passaporte, o cartão de embarque, o comprovante da imigração e as notas das compras.

Fotos: Pixabay
MATÉRIA RELACIONADA
Sair da versão mobile