Ícone do site Travelpedia

Capim Santo cria menu de festa junina

E apesar de junho já está chegando ao final, a temporada de festa junina segue no Capim Santo, nos Jardins. Quem visitar o restaurante paulistano até o dia 31/07 encontrará, além do menu à la carte e de outono-inverno, um cardápio em homenagem a São João, como são chamadas pelos nordestinos as festas juninas.

A comemoração popular, que anima cidades de norte a sul do Brasil, durante o mês de junho e julho, além do forró, quadrilha e muitas brincadeiras, a festança também acontece em torno da mesa. A tradição de comemorar o dia de São João veio de Portugal, onde as festas são conhecidas pelo nome de santos populares e correspondem a diversos feriados municipais.

A chef Morena Leite criou pratos com ingredientes típicos como o pinhão, o amendoim e o milho. O cardápio tem três tempos (R$ 98 por pessoa) e será servido apenas no jantar. Menu cosmopolita, com ingredientes e temperos brasileiros e técnicas francesas (quente com frio, crocante com creme, sabor com estética), mas sem deixar a tradição de lado, em homenagem a ocasião.

Para começar e dar as boas-vindas ao arraial, tem shot de quentão, feito com cachaça Yaguara e especiarias como canela, cravos-da-índia, gengibre e casca de laranja. Como entrada a chef sugere o suflê de pinhão, cozido e processado com taioba, hortaliça maior que a couve, e polvilhado com queijo serra da Canastra. Como prato principal, a costela bovina desfiada com toque de vinho tinto, servida com canjiquinha, a também conhecida como quirera de milho, muito comum na cozinha mineira.

Também não ficam de fora a maçã, aqui flambada na cachaça, recheada de farofa de amendoim e sorvete de jenipapo, para adoçar a festa. Doce para comer sem culpa, já que o amendoim é excelente fonte de energia, além de ser rico em proteínas e minerais, como zinco, cálcio e ferro. “Nosso menu junino tem gosto de infância. Nessa temporada, a novidade é o uso da quirera, esse ingrediente ainda pouco valorizado e que harmoniza muito bem com carnes. A dica para trabalhar a canjica é o ponto de cozimento. Seja branca ou amarela, ela precisa ser muito bem cozida para ser saboreada”, explica.

Localizado num casarão, o restaurante Capim Santo tem ambiente que remete à natureza e ao décor rústico-chique da matriz, em Trancoso (BA), com coqueiros, jabuticabeiras e bananeiras, em meio a árvores e muita luz natural. No inverno, ganha aquecedores e um tom acolhedor, perfeito para reunir a família e amigos. Além de tudo isso neste período comidinhas típicas para comemorar em clima junino.

Serviço
Alameda Ministro Rocha Azevedo, 471. De terça a sexta-feira: das 12h às 15h e também das 19h às 23h30, sábados, das 12h30 às 16h30 e também 20h à 0h, domingo das 12h30 às 17h. Fecha às segundas e no jantar aos domingos.

Informaçõeswww.capimsanto.com.br

Foto: Divulgação

Sair da versão mobile